dengue
Geral

Passagem do Furacão Catarina pelo Sul do Estado completa 8 anos

28 Mar 2012 - 13h45

Há exatos 8 anos, o Furacão Catarina devastou parte do Estado. O fenômeno, reconhecido como o primeiro furacão do Atlântico Sul, deixou 14 municípios em estado de Calamidade Pública. Em dois dias, 27 e 28 de março de 2004, morreram pelo menos três pessoas. Santa Catarina teve prejuízos que superaram a marca dos R$ 850 milhões. De acordo com a Defesa Civil, um milhão de moradores sofreram com o Catarina. 

 

 

A forma como o furacão aconteceu no Sul do Estado surpreendeu. Às 17h45min do dia 27 de março de 2004, a população de Arroio do Silva, no Sul do Estado, assistiu à chegada do Furacão Catarina. Pouco mais de cinco horas depois, a chuva e o vento sul estavam tão fortes que destelharam casas. O mar chegou a atingir residências próximas à orla.

À 1h15min, o vento e a chuva cessaram. Os moradores acreditaram que o pior havia passado. Mas este foi o momento que o olho do Furacão chegou à cidade. 

A tragédia se instaurou na madrugada do dia 28 março. Às 2h48min, os ventos alcançaram entre 180 a 200 km/h. A força da ventania só diminuiu meia hora depois, caindo para 150 km/h. Às 4h30min, a velocidade reduziu para 100 km/h. Uma hora depois o vento tornou-se fraco a moderado.


Em 2009, São José recebeu uma unidade regional da Defesa Civil para reforçar a atuação na prevenção e redução de desastres naturais. Naquele mesmo ano, o Oeste catarinense sofreu com a fúria do vento e da chuva. Quando o Furacão Catarina completou 5 anos, o Estado debatia formas de aumentar a capacidade de prevenir este tipo de fenômeno.

O Furacão Catarina deixou 33,1 mil desabrigados e desalojados e 18 pessoas feridas. Mais de 25,8 mil casas foram atingidas e 993 destruídas.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral