Premix Concreto
Geral

Passagem do Furacão Catarina pelo Sul do Estado completa 8 anos

28 Mar 2012 - 13h45

Há exatos 8 anos, o Furacão Catarina devastou parte do Estado. O fenômeno, reconhecido como o primeiro furacão do Atlântico Sul, deixou 14 municípios em estado de Calamidade Pública. Em dois dias, 27 e 28 de março de 2004, morreram pelo menos três pessoas. Santa Catarina teve prejuízos que superaram a marca dos R$ 850 milhões. De acordo com a Defesa Civil, um milhão de moradores sofreram com o Catarina. 

 

 

A forma como o furacão aconteceu no Sul do Estado surpreendeu. Às 17h45min do dia 27 de março de 2004, a população de Arroio do Silva, no Sul do Estado, assistiu à chegada do Furacão Catarina. Pouco mais de cinco horas depois, a chuva e o vento sul estavam tão fortes que destelharam casas. O mar chegou a atingir residências próximas à orla.

À 1h15min, o vento e a chuva cessaram. Os moradores acreditaram que o pior havia passado. Mas este foi o momento que o olho do Furacão chegou à cidade. 

A tragédia se instaurou na madrugada do dia 28 março. Às 2h48min, os ventos alcançaram entre 180 a 200 km/h. A força da ventania só diminuiu meia hora depois, caindo para 150 km/h. Às 4h30min, a velocidade reduziu para 100 km/h. Uma hora depois o vento tornou-se fraco a moderado.


Em 2009, São José recebeu uma unidade regional da Defesa Civil para reforçar a atuação na prevenção e redução de desastres naturais. Naquele mesmo ano, o Oeste catarinense sofreu com a fúria do vento e da chuva. Quando o Furacão Catarina completou 5 anos, o Estado debatia formas de aumentar a capacidade de prevenir este tipo de fenômeno.

O Furacão Catarina deixou 33,1 mil desabrigados e desalojados e 18 pessoas feridas. Mais de 25,8 mil casas foram atingidas e 993 destruídas.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica

Presidente alertou sobre baixo nível de reservatórios
Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica
Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Geral

Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal

Não houve vítimas, apenas danos materiais
Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal
Ver mais de Geral