Imobiliária Coralli
Geral

Partidos aceleram campanha com lançamentos de candidaturas

23 Jul 2012 - 12h31

Começou na sexta-feira o período de lançamentos das candidaturas a prefeito de Jaraguá do Sul. A aliança "O Povo Novamente", que busca a reeleição da prefeita Cecília Konell, tendo como vice Alcides Pavanello, fez a apresentação oficial dos candidatos na sede do Juventus, no Estádio João Marcatto. O evento atraiu milhares de convidados e simpatizantes. O coordenador da campanha, Gildo Alves, explicou como será o trabalho a partir de agora:

[jwplayer mediaid="72534"]

Entre os convidados presentes esteve o secretário de agricultura do Estado, João Rodrigues. Ele representou o governador Raimundo Colombo no evento.

[jwplayer mediaid="72536"]

Já a coligação 'Jaraguá quer mais' que tem Moacir Bertoldi e Niura Demarchi como candidatos à Prefeitura recebeu os filiados para o lançamento da campanha no domingo, dia 22.


A campanha da coligação 'Nova Jaraguá', começa oficialmente com o lançamento da candidatura de Dieter Janssen e Jaime Negherbon no dia 24.

Em Guaramirim, o lançamento da candidatura de Lauro Fröhlich, da coligação Agora Sim Guaramirim, acontece dia 27 julho, às 19h30, no campo do Avaí. A coligação O Trabalho Continua, que busca a reeleição do atual prefeito Nilson Bylaardt, deve lançar a candidatura dele e de Marcos Treiss, no dia 5 de agosto. No entanto, a data deverá ser confirmada nos próximos dias.

Em Corupá, a candidatura de João Carlos Gottardi, da coligação Agora é a Vez do Povo, ainda não tem data definida. É possível que a coligação decida nem falar um ato de lançamento e aproveitar o tempo para o contato direto com o eleitor.

O candidato Luiz Carlos Tamanini aguarda o material de campanha, que deve chegar na próxima semana, mas a coligação Viva + Corupá ainda não agendou nada referente ao lançamento de candidatura.

Em Schroeder, a coligação Avança Schroeder, que tem como candidato a prefeito Luis Aparício Ribas, pré-agendou o lançamento oficial da candidatura para o dia 4 de agosto. No entanto, ainda depende da agenda de lideranças regionais e estaduais que devem participar.

Levantamento feito pelo jornal A Notícia destaca que o PMDB lidera o número de candidaturas para as câmaras de vereadores e para as prefeituras nas cidades da região Norte. Levantamento feito por "A Notícia" em 26 municípios mostra que os peemedebistas apresentaram um total de 367 nomes para o Legislativo e 19 para o Executivo. Em segundo ficou o PSDB. Os tucanos apresentaram 288 nomes para as câmaras e 12 nomes para as prefeituras.

Na eleição para as câmaras, são 2.432 nomes concorrendo a 253 vagas na região Norte. Outros 70 candidatos buscam a cadeira de prefeito em 26 municípios. A cidade com o maior número de candidatos é Joinville.


São João do Itaperiú é o município que tem a menor concorrência para uma vaga na Câmara. Com 34 candidatos lutando por uma das nove vagas, a cidade terá uma média de 3,77. Mesmo assim, a média é superior à de 2008, quando apenas 26 pessoas disputaram as nove vagas.

Recém-criado, o PSD, que surgiu de uma dissidência no DEM, aparece como quinto partido a mais lançar nomes. São 247 candidatos a vereador espalhados por 24 cidades da região, além de ser o terceiro a mais lançar candidatos às prefeituras, com 11 nomes. Já o DEM só tem um nome buscando o comando do Executivo e 130 candidatos a vereador.

Juntos, PMDB, PSDB, PP, PT e PSD registraram 67,9% do total de candidatos. Na outra ponta, cinco partidos apresentaram menos de dez nomes para a disputa. Já PSOL, PSTU e PRTB apresentaram candidatos apenas em Joinville.

Em SC, o PMDB também foi o que mais lançou candidatos às prefeituras: 212. O PSDB, segundo na região Norte, é quinto no Estado, com 75 nomes. Estão na frente o PSD, com 125 nomes; o PP, com 98, e o PT, com 74.

E a Justiça Eleitoral está preocupada com a falta de jurisprudência da Lei da Filha Limpa. A repórter Patrícia Gomes tem mais informações.

[jwplayer mediaid="72538"]

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Registro para saque do FGTS fica disponível para atingidos pelo vendaval

Sistema será totalmente on line no site da prefeitura
Registro para saque do FGTS fica disponível para atingidos pelo vendaval
Jaraguá do Sul

Central do Empreendedor fecha 1º mês com 1564 atendimentos

Maior parte (42.6%) foi por e-mail, mas também foram feitas consultas presenciais e por telefone. Secretário celebra os números do programa criado para ajudar empreendedores a enfrentar a "crise da covid-19"
Central do Empreendedor fecha 1º mês com 1564 atendimentos
Geral

Livro relata a emocionante história de catarinenses em busca do sonho de serem pai e mãe

Quando um caso de infertilidade aparece, é hora de o par iniciar uma nova jornada rumo aos tratamentos disponíveis para engravidar
Livro relata a emocionante história de catarinenses em busca do sonho de serem pai e mãe
Jaraguá do Sul

Jaraguá do sul confirma 87 novos casos de coronavírus

Nas últimas 24 horas, 87 novos casos foram registrados, e também 114 novos recuperados
Jaraguá do sul confirma 87 novos casos de coronavírus
Ver mais de Geral