dengue
Blumenau

Objetos das duas guerras mundiais estão expostos no Park Europeu

15 Out 2015 - 18h47

Quem gosta de história e tem curiosidade sobre as duas guerras mundiais que marcaram a humanidade, não pode deixar de visitar o Park Europeu. Até o dia 3 de novembro, o shopping recebe uma exposição em alusão aos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial.  O espaço é organizado pelo Museum da Guerra de Joinville, considerado um dos maiores do Sul do país, com acervo da Alemanha e constituído por itens de grande valor histórico. Blumenau é a primeira cidade a receber o formato itinerante do museu, que conta como foram os principais momentos das guerras em detalhes. A ideia é que a exposição itinerante também passe por Florianópolis e Lages, com o objetivo de dar mais visibilidade ao acervo.


Para Blumenau foram selecionados cerca de 400 objetos da coleção, considerados os mais importantes do museu.  São itens como: capacete imperial alemão, alicates utilizados para cortar os arames farpados, uniformes, binóculos, cantil, câmera fotográfica, fotos antigas, documentos diversos, caixas de munição e medalhas. Uma das peças que mais chama atenção é a máquina de escrever utilizada pelo próprio Adolf Hitler e sua secretária. A doação foi realizada por Rochus Misch, alemão que foi guarda-costas do líder nazista e cedeu o objeto antes de falecer, em 2013. Outro item de destaque é o “Rádio do Povo 1933”, na época da guerra havia um aparelho desse em cada casa e esta era a palavra de ordem do Ministério da Propaganda nazista, para que todos ouvissem os discursos de Adolf Hitler.

O acervo do Museum da Guerra foi montado a partir do contato que os organizadores brasileiros fizeram com colecionadores de outros países, conseguindo peças da Alemanha, Estados Unidos, França e Rússia. Alguns itens são doados e outros estão cedidos, mas todos são originais. “Com esse rico acervo os visitantes ficam em média cerca de 20 minutos analisando tudo e conhecendo o local”, comenta o coordenador do museu, Doraci José Vodzynski.

A exposição, que começou na quinta-feira (8/10), fica no Shopping Park Europeu até o dia 3 de novembro, próxima à Cassol. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos das 10h às 20h. A entrada custa R$ 5.

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral