GNet
Blumenau

Objetos das duas guerras mundiais estão expostos no Park Europeu

15 Out 2015 - 18h47

Quem gosta de história e tem curiosidade sobre as duas guerras mundiais que marcaram a humanidade, não pode deixar de visitar o Park Europeu. Até o dia 3 de novembro, o shopping recebe uma exposição em alusão aos 70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial.  O espaço é organizado pelo Museum da Guerra de Joinville, considerado um dos maiores do Sul do país, com acervo da Alemanha e constituído por itens de grande valor histórico. Blumenau é a primeira cidade a receber o formato itinerante do museu, que conta como foram os principais momentos das guerras em detalhes. A ideia é que a exposição itinerante também passe por Florianópolis e Lages, com o objetivo de dar mais visibilidade ao acervo.


Para Blumenau foram selecionados cerca de 400 objetos da coleção, considerados os mais importantes do museu.  São itens como: capacete imperial alemão, alicates utilizados para cortar os arames farpados, uniformes, binóculos, cantil, câmera fotográfica, fotos antigas, documentos diversos, caixas de munição e medalhas. Uma das peças que mais chama atenção é a máquina de escrever utilizada pelo próprio Adolf Hitler e sua secretária. A doação foi realizada por Rochus Misch, alemão que foi guarda-costas do líder nazista e cedeu o objeto antes de falecer, em 2013. Outro item de destaque é o “Rádio do Povo 1933”, na época da guerra havia um aparelho desse em cada casa e esta era a palavra de ordem do Ministério da Propaganda nazista, para que todos ouvissem os discursos de Adolf Hitler.

O acervo do Museum da Guerra foi montado a partir do contato que os organizadores brasileiros fizeram com colecionadores de outros países, conseguindo peças da Alemanha, Estados Unidos, França e Rússia. Alguns itens são doados e outros estão cedidos, mas todos são originais. “Com esse rico acervo os visitantes ficam em média cerca de 20 minutos analisando tudo e conhecendo o local”, comenta o coordenador do museu, Doraci José Vodzynski.

A exposição, que começou na quinta-feira (8/10), fica no Shopping Park Europeu até o dia 3 de novembro, próxima à Cassol. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos das 10h às 20h. A entrada custa R$ 5.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim

Prazo para construções e manutenções encerrou na sexta-feira
Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim
Geral

Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa

Moradores interessados devem procurar os Cras na próxima semana
Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa
Geral

Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos

A melhora nas condições do tempo vai possibilitar a realização da primeira "Passarinhada", no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen
Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos
Economia

Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares

Projeto foi aprovado em primeiro turno
Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares
Ver mais de Geral