transito
Um bom exemplo

O esporte como inclusão social. Futebol e educação andam lado a lado no Rio Molha

14 Jun 2012 - 11h54

Campeões no social, coordenador Odair (E), professor Rafael e alunos fazem pose de vencedores na foto (Foto: Arquivo Folha/SC)

Desde março de 2010, o Clube Rio Molha cede seu campo para manter as crianças e adolescentes do bairro em alguma atividade esportiva. O objetivo é um só: afastar os jovens das drogas, através da realização do Projeto Social Escolinha de Futebol Estrelas do Rio Molha. Atualmente o projeto é coordenador por cinco voluntários, entre eles o autônomo Odair José Pereira, 37 anos. Cerca de 90 crianças de 4 a 17 anos estão inscritas no projeto, com aulas três vezes por semana.

Além de afastar os garotos das drogas, o projeto ainda tem a função de auxiliar na educação. "Para permanecer no projeto, exigimos dos alunos média 7 no boletim. Caso contrário, eles recebem atividades como reciclar lixo e ajudar na manutenção do espaço. É uma maneira de incentivá-los a irem bem nos estudos", revela Pereira.

Mas, apesar do trabalho social, a dificuldade em manter o projeto é a falta de recursos. O salário do professor é pago com o apoio da Unimed e da Faculdade Jangada. Porém, para comprar materiais esportivos e outras despesas, os alunos necessitam da ajuda dos pais. "O problema é que são famílias humildes. Todo mês temos que tirar dinheiro do bolso para não deixar o projeto morrer", revela Odair.

O foco é o social

A maior preocupação, segundo Pereira, é formar bons cidadãos. Porém, em conseqüência ao trabalho realizado, poderão surgir bons atletas. "Quando surgir alguma revelação encaminharemos a escolinhas de futebol que visam à comercialização de jogadores. Nosso trabalho continuará sendo social", esclarece.

A satisfação

O pintor Odair José Pereira caiu de paraqueda no projeto, mas hoje tem satisfação no que faz. Ele acompanhava e ajudava nos trabalhos a distância, até que assumiu a coordenação. "O meu retorno é a satisfação. Me apeguei as crianças. Muitas tem grandes problemas em casa e encontram nas aulas um refúgio, um momento para sorrir. Posso dizer que tenho 90 filhos", comemora.

O sonho

O flamenguista Brayan Pimentel Bassani, 6 anos, começou esse ano no projeto. Perguntado sobre seu sonho, ele não pensou duas vezes. "Quero ser um bom zagueiro, por isso me esforço nos treinos", explica. Ele aponta o segredo para ter sucesso na posição. "É preciso tranqüilidade e coragem", avisa. No meio da conversa, o coordenador dá incentivo. "Ele é um bom zagueiro. Terá sucesso", grita Odair.

RODRIGO FLORIANI

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral