Obras

Município investe em galerias na prevenção de enchentes

01 Ago 2011 - 17h21

Desde as fortes chuvas de 2008, passando pelos temporais do começo deste ano, a melhoria do sistema de drenagem em várias ruas de Jaraguá do Sul é uma das principais reivindicações da comunidade.de Jaraguá do Sul. Algo que ficou evidente na última audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) realizada em abril, na Arena Jaraguá. Na ocasião a maioria das lideranças comunitárias presentes colocou a ampliação do sistema de galerias águas pluviais como um dos investimentos de maior urgência dentro da infraestrutura da cidade.


No entanto, antes mesmo desta audiência, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos já havia realizado mapeamento das áreas mais afetadas e começado parte da ampliação do sistema de galerias. O levantamento detectou pontos críticos em bairros como Tifa Monos, Czerniewicz, Baependi, Ilha da Figueira, Vila Nova, Nereu Ramos, Barra do Rio Molha, Três Rios do Sul e Amizade.

Destes locais, oito já tiveram as novas galerias concluídas. "Em alguns destes lugares os problemas de alagamentos eram antigos. Em outros, que não estavam identificados como pontos críticosm com as últimas enxurradas se mostraram problemáticos", explicou o diretor da Secretaria de Obras, Alcides Donat.

A planilha elaborada pela própria Secretaria prevê construção mais de 800 galerias de águas pluviais que somadas chegam a quase 1 quilomêtro de extensão. Um investimento superior a R$ 1,82 milhão.

Tubulação - Além da construção de galerias, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos também intensificado a instalação e substituição do sistema de tubulação existente em importantes ruas de Jaraguá do Sul.

Exemplo disso, ocorreu na Luiz Bortolini, no bairro São Luis. Ali foram colocados 292 tubos de um metro de diâmetro. Esta obra teve um custo aproximado de R$ 82 mil. "É um ponto que, por ocasião das trovoadas de verão sempre acontecem alagamentos e com esta tubulação esperamos que este problema seja resolvido", destacou anteriormente o secretário de Obras, Valdir Bordin.

Outra rua beneficiada com obras de drenagem é a Irmão Geraldino, na Vila Lalau onde foram instalados 280 tubos (80 deles de 80 cm e 200 de 60 cm de diâmetro).


Ainda na parte de drenagem a Secretaria de Obras está recebendo tubos que serão instalados no bairro Amizade para resolver problema de alagamento nas ruas Ewaldo Schwarz, Francisco Dutra outras vias mais próximas. "São 225 tubos de dois metros que a gente já começou a receber para executar este trabalho", adiantou o secretário.

Também na Vila Lenzi, na rua Francisco Zacarias Lenzi, outros 300 tubos de 1,5 metros de diâmetro serão colocados. Esta obra resolverá problemas alagamentos na própria Zacarias Lenzi, além das ruas Irmão Leandro e Paulo Heitzel. "A prefeita Cecília tem uma preocupação muito grande com estes transtornos que foram causados à população. Muitos deles já vem de longa data e que não foram resolvidos pelas administrações anteriores e agora estamos fazendo um esforço desta gestão municipal no sentido de resolver todos estes problemas", justificou o secretário Valdir Bordin.

Fonte: Valdir Bordin - secretário municipal de Obras e Serviços Públicos - 2106-8625 - Alcides Donat - diretor da Secretaria de Obras -2106-8639

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta
Geral

Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos

Doações podem ser feitas nos pontos de vacinação contra a Covid-19
Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos
Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Ver mais de Geral