Premix Concreto
Geral

Mesmo sem neve, frio de -5,5°C cobre os campos de gelo no RS

07 Jun 2012 - 12h05

Após ter a madrugada mais fria do ano, o Rio Grande do Sul registra temperaturas ainda mais baixas na manhã desta quinta-feira (7). Grande parte das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta mínimas abaixo de zero grau. O recorde do dia foi registrado em São José dos Ausentes, na Região dos Aparados da Serra, com -5,5ºC. Em Cambará do Sul, os termômetros de rua marcaram -4°C.


Na zona rural de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, houve formação de geada. Pequenas poças de água ficaram congeladas. Apesar de a neve não ter chegado, praticamente todas as regiões do estado apresentaram temperaturas negativas nesta manhã. A exceção ficou com o Litoral Norte e a Região Central, segundo os dados do Inmet. Em Canguçu, no Sul, a mínima é de -1,5ºC, a mesma de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Bagé, na Campanha, registrou -2,3ºC. No Norte, Palmeira das Missões, teve frio de -3,7 ºC, e Passo Fundo, de -2,3ºC. No Noroeste, Soledade e Cruz Alta tiveram -3,5ºC. Uma das regiões mais frias, a Serra teve mínima de -2,4ºC em Bento Gonçalves.

Geada cobre campo em Cambará do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)

A Central RBS de Meteorologia aponta temperaturas ainda mais baixas na Serra. Em Gramado, a mínima é de -3,1ºC, com sensação térmica de -8ºC. O município espera receber 50 mil turistas motivados pelo feriadão e pelo frio. Os hotéis e pousadas estão com 95% das vagas ocupadas.

Amanhecer em Cambará do Sul teve sol e muito frio nesta quinta-feira (Foto: Diego Guichard/G1)

Amanhecer em Cambará do Sul teve sol e muito frio
nesta quinta-feira (Foto: Diego Guichard/G1)

Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, da Central RBS de Meteorologia, o frio e a geada são decorrentes do domínio da massa de ar polar em todas as regiões. Mesmo com muito sol, deve fazer frio o dia inteiro. As temperaturas máximas em todo o estado devem ficar abaixo dos 13°C previstos para o Oeste. Algumas cidades na Serra, como Gramado e Caxias do Sul, não devem ter temperaturas acima de 10°C. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 12°C à tarde.

A massa de ar polar deve seguir sobre o estado nesta sexta-feira (8), que deve ser um dia mais ensolarado. Os campos ainda devem ter geada, e a temperatura oscila entre -5°C, na Serra ao amanhecer, e 16°C à tarde, no Litoral Norte. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, os termômetros devem marcar entre 1°C ao amanhecer e 15°C à tarde.


A massa de ar polar começa a enfraquecer a partir deste sábado (9), quando deve fazer até 19º C no Litoral Norte. As mínimas previstas, no entanto, seguem baixas. Espera-se frio de -4°C na Serra.

Formação de geada na zona rural de Cambará do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)

Formação de geada na zona rural de Cambará do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)

GLOBO.COM.BR

 

Matérias Relacionadas

Geral

Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica

Presidente alertou sobre baixo nível de reservatórios
Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica
Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Geral

Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal

Não houve vítimas, apenas danos materiais
Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal
Ver mais de Geral