Mês do Trânsito - Rádio
Geral

Mesmo sem neve, frio de -5,5°C cobre os campos de gelo no RS

07 Jun 2012 - 12h05

Após ter a madrugada mais fria do ano, o Rio Grande do Sul registra temperaturas ainda mais baixas na manhã desta quinta-feira (7). Grande parte das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta mínimas abaixo de zero grau. O recorde do dia foi registrado em São José dos Ausentes, na Região dos Aparados da Serra, com -5,5ºC. Em Cambará do Sul, os termômetros de rua marcaram -4°C.


Na zona rural de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, houve formação de geada. Pequenas poças de água ficaram congeladas. Apesar de a neve não ter chegado, praticamente todas as regiões do estado apresentaram temperaturas negativas nesta manhã. A exceção ficou com o Litoral Norte e a Região Central, segundo os dados do Inmet. Em Canguçu, no Sul, a mínima é de -1,5ºC, a mesma de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Bagé, na Campanha, registrou -2,3ºC. No Norte, Palmeira das Missões, teve frio de -3,7 ºC, e Passo Fundo, de -2,3ºC. No Noroeste, Soledade e Cruz Alta tiveram -3,5ºC. Uma das regiões mais frias, a Serra teve mínima de -2,4ºC em Bento Gonçalves.

Geada cobre campo em Cambará do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)

A Central RBS de Meteorologia aponta temperaturas ainda mais baixas na Serra. Em Gramado, a mínima é de -3,1ºC, com sensação térmica de -8ºC. O município espera receber 50 mil turistas motivados pelo feriadão e pelo frio. Os hotéis e pousadas estão com 95% das vagas ocupadas.

Amanhecer em Cambará do Sul teve sol e muito frio nesta quinta-feira (Foto: Diego Guichard/G1)

Amanhecer em Cambará do Sul teve sol e muito frio
nesta quinta-feira (Foto: Diego Guichard/G1)

Segundo o meteorologista Cléo Kuhn, da Central RBS de Meteorologia, o frio e a geada são decorrentes do domínio da massa de ar polar em todas as regiões. Mesmo com muito sol, deve fazer frio o dia inteiro. As temperaturas máximas em todo o estado devem ficar abaixo dos 13°C previstos para o Oeste. Algumas cidades na Serra, como Gramado e Caxias do Sul, não devem ter temperaturas acima de 10°C. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 12°C à tarde.

A massa de ar polar deve seguir sobre o estado nesta sexta-feira (8), que deve ser um dia mais ensolarado. Os campos ainda devem ter geada, e a temperatura oscila entre -5°C, na Serra ao amanhecer, e 16°C à tarde, no Litoral Norte. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, os termômetros devem marcar entre 1°C ao amanhecer e 15°C à tarde.


A massa de ar polar começa a enfraquecer a partir deste sábado (9), quando deve fazer até 19º C no Litoral Norte. As mínimas previstas, no entanto, seguem baixas. Espera-se frio de -4°C na Serra.

Formação de geada na zona rural de Cambará do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)

Formação de geada na zona rural de Cambará do Sul (Foto: Diego Guichard/G1)

GLOBO.COM.BR

 

Matérias Relacionadas

Geral

Criança é hospitalizada após engolir moeda em Schroeder

A menina necessitou passar por uma endoscopia e a moeda de dez centavos foi retirada.
Criança é hospitalizada após engolir moeda em Schroeder
Guaramirim

Guaramirim confirma 18ª morte em decorrência do coronavírus

O município já realizou 6.175 testes, sendo 4.607 descartados e 1.565 positivos para a doença
Guaramirim confirma 18ª morte em decorrência do coronavírus
Santa Catarina

Sine é parceiro da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2020

Sine é parceiro da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2020
Esportes

Brasileiros faturam três ouros em Aberto Internacional de Paratletismo

Alessandro Rodrigo e Michel Gustavo brilharam na Alemanha
Brasileiros faturam três ouros em Aberto Internacional de Paratletismo
Ver mais de Geral