Geral

Mesmo antes da primavera aumentam ocorrências envolvendo serpentes em Jaraguá

Somente nos últimos dias foram resgatados 10 espécimes, sendo quatro delas, jararacas e coral-verdadeira, que são cobras peçonhentas

15 Set 2021 - 09h18Por Janici Demetrio
Mesmo antes da primavera aumentam ocorrências envolvendo serpentes em Jaraguá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Inverno ainda não acabou, mas tanto os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) como os bombeiros voluntários tem atendido um número crescente de ocorrências envolvendo serpentes, tanto na área rural como urbana do Município. Somente nos últimos dias foram resgatados 10 espécimes, sendo quatro delas, jararacas e coral-verdadeira, que são cobras peçonhentas. Também foram encontradas espécies inofensivas ao homem como dormideiras que se alimentam exclusivamente de moluscos como caracóis e lesmas.

“Elas (serpentes) têm aparecido bastante. Apesar de ainda não ser primavera e estarmos no fim do inverno, o clima já está começando a esquentar. Com o tempo mais quente a atividade das serpentes está se intensificando”, observou o biólogo da Fujama, Gilberto Duwe.

Segundo o especialista, o número de ocorrências tem ocorrido em vários pontos da cidade, tanto no perímetro urbano como na zona rural.

“Mesmo em áreas mais centrais a gente tem registro do aparecimento de cobras. A maior que pegamos, com cerca de um metro, foi resgatada próximo a um galinheiro na Tifa Monos. A jararaca é um animal que se alimenta principalmente de roedores. Então locais onde tem roedor como rato e camundongo é um local propício a atrair jararacas".

"As cobras são atraídas pelo cheiro da urina desses animais e pela facilidade de obtenção desse alimento que é o próprio roedor. E na cercania de galinheiros normalmente tem incidência de roedores principalmente pelo alimento dado às galinhas. Então é fácil para o rato conseguir alimento. Consequentemente, é fácil para a jararaca conseguir o alimento que é o próprio rato”, observou.

“Então, é importante às pessoas se atentarem à presença de roedores próximo de casa e procurar fazer a eliminação deles. É uma forma mas tranquila de evitar o aparecimento de serpentes, principalmente as peçonhentas como jararaca e jararacuçu”.

Dicas - Entre as dicas de prevenção para evitar a visita de serpentes em casa está manter o terreno limpo, sem mato ou entulho, que contribui para visualização desses animais quando entram nesses espaços.

“Ações como esta, além uso de equipamentos de proteção individual e o controle de roedores ajudam, mas é necessário também sempre prestar a atenção por onde anda para evitar problemas”, recomenda Duwe.

Serviço - Caso se depare com uma serpente em casa, o munícipe deve entrar em contato com a Fujama, por meio do 0800-6420156 da Ouvidoria no horário das 7 às 17 horas de segunda à sexta-feira. Após este horário, nos fins de semana e feriados esta solicitação é feita pelo serviço 193 dos Bombeiros Voluntários. Após a solicitação uma equipe da Fujama ou dos bombeiros se dirigirá ao local para resgatar o animal que será devolvido à natureza em áreas de preservação ambienta do Município.
 

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros e SAMU atendem vítima de Parada Cardiorrespiratória na Ilha da Figueira 

Homem de 54 anos se recupera de um infarto sofrido no último dia 9
Bombeiros e SAMU atendem vítima de Parada Cardiorrespiratória na Ilha da Figueira 
Política

Morre ex-vereador de Guaramirim, Alcibaldo Pereira Germann

Alcibaldo foi também secretário municipal
Morre ex-vereador de Guaramirim, Alcibaldo Pereira Germann
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Menina que morreu ao cair sobre vaso sanitário era moradora de Guaramirim

A criança caiu ao tentar trocar a temperatura do chuveiro
Menina que morreu ao cair sobre vaso sanitário era moradora de Guaramirim
Ver mais de Geral