Eleições 2016

Justiça Eleitoral inicia diplomações de candidatos eleitos em 2016

06 Dez 2016 - 08h53
Segundo o Calendário Eleitoral, 19 de dezembro é o último dia para que as cerimônias aconteçam. Em Florianópolis, a diplomação dos eleitos ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 17h, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Confira a listagem completa das datas dos eventos no Estado.
A coordenadora de eleições do TRE-SC, Patrícia Sardá Lisbôa, destacou que somente os eleitos receberão os diplomas nas solenidades. “Em outras eleições, nós imprimíamos os diplomas dos suplentes e eles ficavam no cartório para retirada. Porém, nós começamos a perceber que muitos diplomas ficavam nos cartórios e não eram retirados. Esses documentos estão guardados até hoje conosco. Por isso, para facilitar o nosso trabalho, e com a chegada da assinatura digital, os diplomas dos suplentes, assim como os dos eleitos, estarão disponíveis, a partir de agora, na página do TRE-SC”.
Os diplomas dos eleitos serão também impressos e entregues na cerimônia de diplomação. Já as versões digitais dos diplomas ficarão disponíveis no site do TRE-SC. A entrega e a disponibilização dos diplomas ficam condicionadas a dois requisitos: julgamento da prestação de contas e apresentação da quitação militar.

Agenda regional

Por data, a entrega dos Diplomas no Vale do Itapocu começará por Massaranduba, em cerimônia no dia 12 de dezembro.

No dia 13, será a vez dos eleitos em Schroeder serem diplomados.

No dia 14, os eleitos de Guaramirim e Jaraguá do Sul. O evento em Jaraguá está agendado para às 18h, na Câmara de Vereadores.

Serão diplomados 47 vereadores, mais cinco prefeitos e cinco vices, nos municípios de abrangência das Zonas Eleitorais 17ª e 87ª (Jaraguá e Corupá), e 60ª (Guaramirim, Schroeder e Massaranduba).

 
A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral no processo eleitoral e atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega ou a disponibilização do diploma devidamente assinado. Isso habilita os candidatos eleitos a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. A diplomação compete aos órgãos colegiados da Justiça Eleitoral (TSE, TRE ou Junta Eleitoral). No caso de eleições municipais, como as de 2016, o presidente da junta eleitoral será o responsável pela entrega dos diplomas.

Matérias Relacionadas

Segurança

Idoso armado com foice ameaça mulheres no Vila Lalau

Idoso armado com foice ameaça mulheres no Vila Lalau
Segurança

Homem esquece chave na ignição e moto desaparece em Jaraguá

O homem chamou a polícia às 4h35 desta terça-feira (7)
Jaraguá do Sul

Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção

Para os profissionais de saúde, aumento de casos é reflexo de atitudes contrárias às recomendações sanitárias
Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção
Política

Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19

Resultado do exame realizado ontem saiu nesta terça-feira
Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19
Ver mais de Geral