Joaçaba Pneus
Saúde

Jaraguá do Sul se prepara para começar a fazer coleta de córneas

29 Mai 2012 - 12h23

A partir de junho Santa Catarina terá mais uma unidade coletora de córneas, será no Hospital e Maternidade São José, em Jaraguá do Sul. De acordo com a coordenadora intra-hospitalar de captação de órgãos e tecidos para transplante no Hospital São José, Daniela Bertolino o treinamento iniciou em agosto de 2011.

[jwplayer mediaid="74950"]

O Estado conta com dois Bancos de Olhos, sendo um em São José e outro em Joinville. O gestor da unidade de Joinville, Julio Cesar Vieira explica como funciona a distribuição das córneas na região.

[jwplayer mediaid="74948"]

Cerca de 350 pessoas aguardam a doação de córneas no Estado e segundo Julio, Joinville está próximo de zerar esta fila. Ele destaca que a média de doação é de 60 córneas por mês. Neste ano, em Jaraguá do Sul, a equipe do Banco de Olhos de Joinville fez seis captações de córneas. O gestor explica quais são os procedimentos para conseguir um doador.

[jwplayer mediaid="74956"]

Um doador pode ajudar até seis pessoas.

[jwplayer mediaid="74962"]

Na semana passada o Banco de Olhos de Joinville recebeu um equipamento vindo do Japão que vai melhorar a qualidade das córneas disponíveis para transplante.

[jwplayer mediaid="74960"]

No Banco de Olhos de Joinville trabalha como enfermeira, Sirlei Martins Gravi, que há 21 anos recebeu a doação de córneas e ela conta como foi.

[jwplayer mediaid="74954"]

Sirlei foi diagnosticada com uma doença chamada ceratocone, aos 16 anos e ao receber a doação das córneas tinha apenas 20% da visão.

[jwplayer mediaid="74952"]

Depois de retirada do doador a córnea deve ser implantada em outra pessoa no prazo máximo de 14 dias.

....

Ouça a matéria com a repórter Janici Demetrio.

[jwplayer mediaid="74958"]

(JANICI DEMETRIO)

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Festivais da Canção de Jaraguá têm número recorde de inscritos

O evento não terá a participação de público,  por causa da pandemia, com transmissão on-line e ao vivo, com  link de acesso informado pela Secel na próxima semana.
Festivais da Canção de Jaraguá têm número recorde de inscritos
Geral

Fujama recolhe cobra falsa-coral encontrada dentro de um veículo

As diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem captura-las
Fujama recolhe cobra falsa-coral encontrada dentro de um veículo
Geral

Câmara volta a aprovar atualização nas regras do serviço funerário em Jaraguá

Eles já haviam aprovado um projeto sobre o mesmo tema no dia 4 de maio. Porém, foram adicionadas emendas à matéria e o Executivo vetou o projeto alegando que as alterações desconfiguraram o projeto de lei original
Geral

IFSC abre primeiro curso gratuito de especialização em Jaraguá

O curso terá duração de um ano e meio e a seleção dos candidatos será por sorteio
IFSC abre primeiro curso gratuito de especialização em Jaraguá
Ver mais de Geral