vacina
Geral

Hangar 33 reforça acervo de aeronaves com réplica de modelo projetado por Santos Dumont

Demoiselle junta-se a outros 14 aviões e helicópteros que inspiram as histórias da marca de moda masculina da Lunelli

22 Mar 2023 - 09h27Por Janici Demetrio
 Hangar 33 reforça acervo de aeronaves com réplica de modelo projetado por Santos Dumont - Crédito: Omar J.R. Cardoso Crédito: Omar J.R. Cardoso

A Hangar 33, marca de moda masculina da companhia têxtil catarinense Lunelli inspirada no universo de aviação, acaba de reforçar seu acervo de aeronaves. A marca anuncia a aquisição de uma réplica da Demoiselle, modelo que foi projetado por Santos Dumont e voou pela primeira vez em 1907, construída pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) em 2006, e que a mantinha até então. Mais do que a identidade visual da marca e aparição nas divulgações das coleções, as aeronaves têm um papel central para a marca Hangar 33 e estão presentes em momentos-chave, da concepção das peças a participações em eventos.

Para imersão no universo da aviação e inspiração no design de novos produtos, os estilistas visitam e embarcam em voos e tiram dúvidas com os pilotos responsáveis por colocar as máquinas no ar. Os exemplares, de alto valor histórico, recebem mais de 6.500 horas de manutenção e cuidados específicos por ano. E a Demoiselle foi a primeira aeronave no mundo a ser produzida em série, com o objetivo de impulsionar a aviação. A réplica adquirida pela Hangar 33 é uma das cinco unidades construídas pelo IAB, que seguiu a planta original e implementou melhoramentos de aerodinâmica e utilização de materiais modernos como o alumínio no lugar das estruturas de bambu. A aeronave de estilo similar a um ultraleve reúne perfeitas condições de voo e junta-se a outros 14 aviões e helicópteros pertencentes ao acervo da Hangar 33.

Instalada no município de Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a coleção iniciada em 2012 reúne modelos de aeronaves famosas, como os dois únicos exemplares em condições de vôo do biplano monomotor russo Antonov AN-2, que chegou a figurar no Guiness Book por sua produção continuada por mais de 60 anos, uma réplica do Fokker DR.1, modelo utilizado na Primeira Guerra Mundial pelo famoso Von Richthoffen, o Barão Vermelho, e até um Paulistinha CAP-4, que formou gerações de pilotos comerciais por todo o Brasil.

Apesar de presente em mais de 3 mil lojas multimarcas pelo país, toda a paixão pelo universo da aviação está materializada no Espaço Hangar 33, loja da marca em Jaraguá do Sul. O espaço de 943.02m² reúne referências como a arquitetura em forma de um hangar e decorações em ambientes que remetem a diferentes períodos da aviação, como a Primeira Guerra ou os primórdios da aviação comercial, com direito a acabamento com chapas rebitadas nas paredes e peças de aeronaves antigas. No alto, uma réplica em tamanho real do Mehari, a primeira aeronave acrobática brasileira.

“A Hangar 33 foi idealizada para celebrar a aviação, a aventura e adrenalina, nosso diferencial é justamente a inspiração em experiências reais, que são transmitidas em todos os detalhes de nossas coleções”, afirma Dênis Luiz Lunelli, idealizador da Hangar 33 e presidente do conselho consultivo da Lunelli.

“A chegada da Demoiselle, uma aeronave de enorme importância histórica em plena atividade, nos inspira a reforçar a essência do espírito aventureiro às nossas peças e nos leva a tirar os pés do chão”.

Sobre a Lunelli

Fundada em 1981 como comércio de toalhas Lunender, em Jaraguá do Sul (SC), a Lunelli é, desde 2009, uma companhia têxtil que atua como indústria, varejo e franquia de moda, por meio de suas oito marcas: Lunelli (comercialização de malhas e tecidos), Lez a Lez (moda e cultura urban beach, presente em edições da São Paulo Fashion Week), Lunender (moda feminina), Alakazoo (moda infantil), Hangar 33 (moda masculina), Fico (surfwear), Graphene (moda fitness) e Vila-Flor (moda feminina de valor), que fazem parte das vidas de 20 mil clientes das lojas multimarcas parceiras, nos seus e-commerces e em 35 lojas entre franqueadas e próprias pelo país. A empresa conta atualmente com quase 5 mil colaboradores diretos e 2.500 indiretos, alocados em 14 unidades instaladas em Santa Catarina (Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Luiz Alves, Massaranduba e Barra Velha), São Paulo (Avaré), Ceará (Maracanaú) e no Paraguai (Minga Guazú), que produzem juntas mais de 15 mil toneladas de malhas e 23 milhões de peças ao ano, rendendo um faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2022.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS

Entidades se unem em prol dos atingidos pela enchente
Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta

Até o momento, 12 municípios registraram informações de ocorrências
SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta
Ver mais de Geral