dengue
Geral

Há cada vez mais idosos e menos crianças em Santa Catarina, aponta Censo de 2010 do IBGE

30 Abr 2011 - 12h36

Uma população idosa maior. Crianças em menor número. E número de mulheres quase 50 mil a mais em relação a quantidade de homens. Essas são algumas das novas realidades de Santa Catarina em comparação com dez anos atrás, conforme revelaram dados definitivos do censo 2010, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento da representatividade das pessoas com mais de 60 anos confirma a tendência de envelhecimento populacional no país. Foram observados no Estado 226.480 idosos a mais em 2010 em relação a 2000. Esse contingente representa hoje 10,5% do total da população catarinense. Por outro lado, ficou constatado que há 140.692 menos crianças de zero a nove anos na década.

O baixo número de crianças é um reflexo da redução do número de filhos. É o caso da família de Marlete e Edson Schmitz, de Joinville, que decidiram ter apenas um filho: Rodrigo, que hoje está com 16 anos. O casal afirma que nunca se arrependeu da família pequena. Na época, a prioridade deles eram os estudos. Marlete se formou em pedagogia e Edson fez curso superior técnico.

- Se aumentássemos a família, não teríamos como estudar - conta Marlete.

Rodrigo, que ainda nem terminou o ensino médio, já perpetua a lição que aprendeu dos pais: a educação em primeiro lugar. Pela manhã, ele dedica-se ao estudos e à noite frequenta as aulas de Ferramentaria.

No geral, SC tem população de 6.248.436 pessoas. O aumento foi de 16,8%. Foi o Estado da região do Sul que mais aumentou influenciado pelo alto crescimento de Florianópolis e seu entorno, além das regiões de Tijucas, Itajaí, Blumenau e Joinville.

- O Estado em geral cresceu três vezes mais que o Rio Grande do Sul, por exemplo. Isso nos leva a crer que continua atraindo as pessoas para cá, principalmente no litoral e cidades que atraem com o mercado de trabalho como Joinville - avaliou Sueni Juraci de Mello dos Santos, da unidade estadual do IBGE.

A presença feminina também é maior. Há uma relação de 98,5 homens para cada 100 mulheres, como resultado de um excedente de 47.716 mulheres em relação ao número total de homens. Com este resultado, acentuou-se a tendência histórica de predominância feminina na população do Estado, já que em 2.000 o indicador era de 99,3 homens para cada 100 mulheres.

Um outro dado que chamou a atenção é que comprova o êxodo rural. Atualmente a população urbana catarinense é cinco vezes maior que a rural. O acréscimo foi de 1 milhão de habitantes urbanos. O censo apontou que o grau de urbanização alcançou 84% em 2010 e que a população rural do Estado diminuiu 137 mil habitantes entre os anos de 2000 e 2010. O IBGE diz que há 50 anos a situação era bem diferente, quando 67,6% dos catarinenses moravam em áreas rurais e 32,4% em áreas urbanas.

O censo pesquisou pela primeira vez o número de casais homossexuais que vivem sob o mesmo teto. Ao todo, 60.002 gays declararam viver juntos no país. Durante a pesquisa, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) chegou a fazer uma campanha para que os homossexuais se declarassem aos recenseadores. Com o slogan IBGE: se você for LGBT, diga que é!, a iniciativa ganhou a internet e as paradas gays por todo o país.

DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral