vacina
Greve

Greve começa com pouca adesão dos professores

23 Abr 2012 - 17h18

Começou na manhã desta segunda-feira (23) a greve dos professores da rede estadual de ensino. Por enquanto, o movimento ainda é fraco, sendo que nenhuma escola teve suas atividades suspensas. Segundo a presidente do Sindicato dos Professores da região, Cristiane Möller, ainda não é possível fazer um balanço do movimento que, segundo ela, deve ser progressivo e crescer durante a semana.

[jwplayer mediaid="76916"]

Já segundo a gerente regional  de Educação, Lorita Karsten, a Duarte Magalhães é a escola mais prejudicada nesse primeiro dia de greve, com sete professores parados. No total, a estimativa é de 17 profissionais tenham aderido à greve em um total mais de mil professores.

[jwplayer mediaid="76906"]

A presidente do Sinte afirma que a categoria está sendo ameaçada e que vai reagir contra as medidas anunciadas pela gerência de Educação. Todos os casos, segundo Cristiane, já estão sendo investigados.

[jwplayer mediaid="76904"]

A gerente regional, Lorita Karsten nega a existência de ameaças, e diz que a orientação é que os diretores conversem com os professores para alertar quanto aos prejuízos de uma greve agora.

[jwplayer mediaid="76908"]

Para Cristiane, um dos problemas nas escolas catarinenses é a falta de eleição para os cargos de diretores de escolas. A sindicalista afirma que isso faz com que esses profissionais ao invés de batalharem por melhorias na educação, estejam mais interessados em manter seus cargos.

[jwplayer mediaid="76914"]

Para o sindicato, a diferença entre o professor que tem ensino médio para o graduado, que era de 60%, deixa de existir com a política adotada pelo governo do Estado desde o ano passado. Para Cristiane, o mais grave disso é o sinal dado pelo governador Raimundo Colombo, de que não vale a pena buscar conhecimento.

[jwplayer mediaid="76910"]

Lorita Karsten reforça que o governo do Estado não irá negociar com a categoria enquanto houver paralisação.

[jwplayer mediaid="76912"]

A vice-coordenadora do sindicato estadual dos professores, Janete da Silva, esteve em Jaraguá do Sul na manhã de hoje. Ela acusa o governador Raimundo Colombo se ser mentiroso e descumprir a lei nacional do piso. E diz que o estado tem dinheiro, precisa apenas definir qual é a sua prioridade.

[jwplayer mediaid="76902"]

A gerente de educação, Lorita Karsten critica os professores que aderiram à paralisação, e diz que todos saberiam o quanto receberiam antes de começar a trabalhar.

[jwplayer mediaid="76918"]

Janete diz que esse é o pior governo nos últimos 21 anos no setor de educação. Hoje, mais de 52% dos professores de Santa Catarina são contratados em caráter temporário e desde 2005 não há concurso. A sindicalista afirma ainda que foi o próprio secretário Eduardo Dechampas que desafiou os professores a entrar em greve.

[jwplayer mediaid="76900"]

Hoje, um professor com ensino médio recebe do governo do estado R$ 1.450 em Santa Catarina, já quem tem curso superior ganha R$ 40 mais.

(PATRICIA MORAES)

 

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral