vacina
Geral

General Motors assina nesta quinta acordo para segunda unidade em Joinville

23 Fev 2012 - 13h37

Operários trabalham nos últimos detalhes da fábrica de motores da General Motors. As máquinas já começam a ser colocadas na unidade construída às margens da BR-101, na zona Sul de Joinville.

A linha de produção deve entrar em operação ainda neste ano, e os operários vão continuar no terreno, iniciando a construção da segunda unidade da montadora americana na cidade, que irá produzir transmissões e câmbios (veja mais aqui).

Às 11 horas desta quinta, no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo, o prefeito de Joinville, Carlito Merss, e executivos da GM assinam o protocolo de intenções do investimento de aproximadamente R$ 600 milhões, que deve gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos.

E indica a importância de Joinville para os planos de expansão da tradicional fabricante de carros, que está recebendo incentivos estaduais e municipais para se instalar na cidade.

O Estado está concedendo benefícios fiscais dentro do Prodec, além de priorizar investimentos em infraestrutura. A Prefeitura vai enquadrar a GM dentro do Pró-empresa e também vai investir na ligação da rua Parati com a marginal da BR-101.

As transmissões vão abastecer as três plantas que fabricam carros no Brasil - Gravataí, São Caetano do Sul e São José dos Campos - e atender à demanda de outras unidades da montadora na América do Sul.

Com o crescimento das vendas nos últimos anos - 19% entre 2007 e 2011, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a General Motors está precisando importar peças da Europa para complementar a fábrica de São José dos Campos. Em um segundo momento, poderá atender à demanda europeia.

Mas a mais populosa cidade catarinense não quer ser só a sede de duas fábricas da General Motors. Empresários da cidade vão aproveitar o encontro desta quinta para se colocar na vitrine.

Diretores da Associação Empresarial de Joinville (Acij) vão aproveitar para se encontrar com executivos da empresa. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) vai estar representada pelo presidente interino, o joinvilense Mário César de Aguiar.

Uma comitiva do Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Acij pretende mostrar o que companhias da cidade têm a oferecer para a terceira maior montadora de carros do País. A intenção é alinhavar negócios.

Construtora deve ser definida em março

Assinado o acordo que oficializa o investimento da fábrica de câmbio e transmissões, o próximo passo da GM vai ser a definição da construtora responsável pelas obras. O processo de seleção iniciou antes mesmo das negociações com os governos estadual e municipal estarem concluídas. A montadora entregou, em outubro, a documentação da cotação que faz, por carta-convite, às construtoras especializadas em obras deste porte.

A GM já está em fase final de análise de planilhas de custos e propostas de preços apresentadas pelas construtoras que participam da concorrência para erguer a fábrica de transmissão. Segundo "A Notícia" apurou, no começo de março a empresa vai escolher quem vai construir a nova fábrica. As obras do novo empreendimento devem demorar pelo menos 12 meses.

Fábrica de motores

A Cesbe Engenharia, de Curitiba, termina no final de junho a obra da fábrica de motores da General Motors, em Joinville. A montadora já está instalando equipamentos de produção na unidade. A construção começou em abril do ano passado. Ao todo, serão necessários 14 meses para finalizar a fábrica, que recebeu R$ 350 milhões em investimentos.

 DIÁRIO CATARINENSE

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral