dengue 2
Geral

Fujama recolhe cobra falsa-coral encontrada dentro de um veículo

As diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem captura-las

11 Jun 2021 - 16h57Por Janici Demetrio
Fujama recolhe cobra falsa-coral encontrada dentro de um veículo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiete (Fujama) resgatou na manhã desta sexta-feira (11), uma cobra falsa-coral (Oxyrhopus clathratus) que estava dormindo dentro de um carro no bairro Ilha da Figueira. O dono do veículo encontrou o animal e chamou a equipe da Fujama, que fez o recolhimento.

De acordo com Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama, ao contrário do que muitos pensam, esta espécie tem veneno, só que mais fraco e a forma de injetar o líquido também é diferente das demais espécies, pois as presas ficam localizadas mais no interior da boca (não na frente), o que dificulta a picada.

“É mais difícil injetar a toxina, ela precisa ficar mordendo por um tempo maior para que o veneno escorra e entre no corpo da vítima”, afirma. No entanto, Gilberto afirma que as diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem captura-las sem auxílio de um profissional. “Temos no Brasil cerca de trinta espécies de corais verdadeiras e mais de 60 de falsas-corais, então, não existe uma regra para identificá-las, tem que tomar cuidado”, alerta.

O biólogo afirma que nesta época do ano, com as temperaturas baixando, é comum as serpentes procurarem locais mais quentes para se protegerem das condições do tempo. Desta forma, podem entrar em casas, carros e outros ambientes.“Importante tomar cuidado ao realizar limpeza de alguns locais, como ranchos, por exemplo.
A cobra será solta em uma área de mata, longe da cidade. 

O contato com a Fujama, para o resgate de animais silvestres, deve ser feito de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 17h. Fora deste horário, o contato deve ser feito com os Bombeiros Voluntários.

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral