Joaçaba Pneus
Geral

Fujama recolhe cobra falsa-coral encontrada dentro de um veículo

As diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem captura-las

11 Jun 2021 - 16h57Por Janici Demetrio
Fujama recolhe cobra falsa-coral encontrada dentro de um veículo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiete (Fujama) resgatou na manhã desta sexta-feira (11), uma cobra falsa-coral (Oxyrhopus clathratus) que estava dormindo dentro de um carro no bairro Ilha da Figueira. O dono do veículo encontrou o animal e chamou a equipe da Fujama, que fez o recolhimento.

De acordo com Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama, ao contrário do que muitos pensam, esta espécie tem veneno, só que mais fraco e a forma de injetar o líquido também é diferente das demais espécies, pois as presas ficam localizadas mais no interior da boca (não na frente), o que dificulta a picada.

“É mais difícil injetar a toxina, ela precisa ficar mordendo por um tempo maior para que o veneno escorra e entre no corpo da vítima”, afirma. No entanto, Gilberto afirma que as diferenças entre as cobras corais e as falsas-corais não são tão fáceis de identificar, por isso, é importante que as pessoas não mexam ou tentem captura-las sem auxílio de um profissional. “Temos no Brasil cerca de trinta espécies de corais verdadeiras e mais de 60 de falsas-corais, então, não existe uma regra para identificá-las, tem que tomar cuidado”, alerta.

O biólogo afirma que nesta época do ano, com as temperaturas baixando, é comum as serpentes procurarem locais mais quentes para se protegerem das condições do tempo. Desta forma, podem entrar em casas, carros e outros ambientes.“Importante tomar cuidado ao realizar limpeza de alguns locais, como ranchos, por exemplo.
A cobra será solta em uma área de mata, longe da cidade. 

O contato com a Fujama, para o resgate de animais silvestres, deve ser feito de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 17h. Fora deste horário, o contato deve ser feito com os Bombeiros Voluntários.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Conferência aprova metas para o saneamento básico em Jaraguá

Os investimentos e ações, propostas e aprovadas pelos participantes da conferência serão levados para discussão e votação no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Conferência aprova metas para o saneamento básico em Jaraguá
Geral

[Vídeo] Caminhão pega fogo em Jaraguá

O motorista do caminhão não se feriu
[Vídeo] Caminhão pega fogo em Jaraguá
Geral

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar em SC

Atuação do Sicredi junto a agricultura familiar e em toda a cadeia produtiva do agronegócio fomenta o desenvolvimento econômico.
Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar em SC
Geral

Cachorro-do-mato é resgatado no Baependi mas não sobrevive

O animal estava muito ferido após ter sido atropelado e mesmo sendo encaminhado ao veterinário não sobreviveu.
Cachorro-do-mato é resgatado no Baependi mas não sobrevive
Ver mais de Geral