dengue
Geral

Fiscalização quer coibir descarte de materiais na rede de água da chuva em Jaraguá

Com certa frequência a tubulação é obstruída devido ao acúmulo de cimento, areia e diversos materiais utilizados na construção civil, além de gordura vegetal entre outros

06 Mai 2021 - 10h49Por Janici Demetrio
Fiscalização quer coibir descarte de materiais na rede de água da chuva em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Técnicos do setor de drenagem do Samae, e os responsáveis pela fiscalização de atividades urbanas de Jaraguá do Sul, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (5). O objetivo do encontro foi para traçar diretrizes de combate a uma prática comum no município: O descarte de materiais (inadequados) na rede de drenagem. Com certa frequência a tubulação é obstruída devido ao acúmulo de cimento, areia e diversos materiais utilizados na construção civil, além de gordura vegetal entre outros. 

Na maioria dos casos, o cimento encontrado na rede é proveniente da limpeza de carrinhos de mão e betoneiras, usados em obras. Mas os fiscais já flagraram empresas “concreteiras” despejando o material que sobra ao fim do expediente, direto nas bocas de lobo. Isso causa transtornos e prejuízos consideráveis aos munícipes. Em algumas situações, boa parte da tubulação de uma rua precisou ser trocada, devido à obstrução ocasionada pelo acúmulo de cimento.

“Já houve casos de funcionários de um restaurante despejarem a gordura utilizada no preparo dos alimentos, direto na rede de água pluvial (água da chuva)”, comentou o gerente de drenagem urbana do Samae, Ramirez Bordignon Antunes.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, cobrou providências enérgicas para inibir essa prática.

“Afinal, é o contribuinte quem paga a conta quando precisamos consertar o que alguém danificou e não é identificado. Não vamos admitir esse tipo de prática”, disse.

O chefe de fiscalização de atividades urbanas, Liandro Piske, alerta que, se alguém for flagrado descartando materiais nas bocas de lobo, pode ser notificado.

“A multa pode chegar a R$ 20 mil”, enfatiza.

E orientou os servidores do Samae a obterem o maior número de informações sobre as ocorrências.

“De preferência com fotos e vídeos para podermos notificar quem comete tais abusos”, explicou.

Piske recomenda a população que denuncie e registre as situações de uso inadequado das bocas de lobo da cidade.

E no final da tarde desta quarta-feira (5), uma denúncia levou os fiscais da prefeitura até a Rua Francisco Greter, no bairro Nereu Ramos. Em frente a uma construção foi identificado que havia cimento em uma boca de lobo. As imagens serão analisadas para que providências sejam tomadas. 
 

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral