Geral

Ficha Limpa barra registro de candidato a prefeito de Trombudo Central

22 Ago 2012 - 19h55

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiram nesta segunda-feira (20), por unanimidade, manter sentença da 57ª Zona Eleitoral que indeferiu o registro do candidato a prefeito de Trombudo Central Fernando Luiz Hoffmann (PP), que está inelegível pelo artigo 1º, inciso I, alínea "e", da Lei Complementar nº 64/1990, modificada pela Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa). Da decisão, disponível no Acórdão n° 26.917, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


O candidato teve o registro indeferido em 1º grau devido à condenação, que foi proferida em fevereiro de 2007 e já transitou em julgado, por crime ambiental previsto no artigo 54, parágrafo 2°, inciso V, da Lei n° 9.605/1998. A pena inicial de um ano de reclusão foi substituída por prestação de serviços à comunidade.   No recurso ao TRESC, Hoffmann argumentou que a Lei da Ficha Limpa não pode enquadrá-lo, pois a sua pena terminou em 2008 e, por isso, ele já está com os seus direitos restituídos. Alegou ainda que a lei está sendo aplicada de forma retroativa, tendo em vista que não tinha entrado em vigor na época da condenação, e contraria o artigo 5°, inciso XXXVI, da Constituição Federal.  

O relator do caso, desembargador Eládio Torret Rocha, negou provimento ao recurso e destacou no seu voto o parecer do procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, o qual afirmou que a "inelegibilidade não é considerada sanção ou pena, tanto que não tem dosimetria com a aplicação da pena por crime". Sendo assim, a elegibilidade é um requisito que os candidatos devem atender para obter o registro e não vai contra o princípio da retroatividade.   O desembargador acrescentou que Hoffmann continuará inelegível desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena pelo crime contra o meio ambiente.  


Por Stefany Alves / Rodrigo Brüning Schmitt Assessoria de Imprensa do TRESC

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Concluídas pavimentações em mais duas ruas de Jaraguá

Mais de 30 obras estão em andamento neste momento no município, com investimento de mais de R$ 30 milhões.
Concluídas pavimentações em mais duas ruas de Jaraguá
Economia

Emissão de alvarás de construção em Jaraguá cresce quase 70% em 2021

Nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura emitiu 366 alvarás de construção. Contra 218 no mesmo período do ano passado
Emissão de alvarás de construção em Jaraguá cresce quase 70% em 2021
Geral

Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim

Valor repassado será de R$ 730 mil 
Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim
Geral

Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro

Aprenda dicas importantes para manter sua casa sempre segura. Proteja o seu imóvel em Jaraguá do Sul
Cinco hábitos essenciais para manter o seu imóvel seguro
Ver mais de Geral