vacina
Fecomércio SC

Fecomércio SC apresenta resultados da Pesquisa Turismo de Verão 2017

22 Mar 2017 - 14h50
O resultado, porém, foi mais moderado do que o projetado pelo setor. Se para aqueles que estavam do outro lado do balcão a temporada foi aquém da expectativa, para os visitantes que circularam por aqui a experiência foi bastante positiva.

Na próxima segunda-feira (27), a Fecomércio SC apresenta os resultados da Pesquisa Turismo de Verão 2017 durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo, às 10h30h, no auditório Ilha de Santa Catarina no Sesc Cacupé, em Florianópolis. Os dados foram levantados com turistas e empresários de Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, os cinco principais destinos catarinenses.

Após a apresentação da pesquisa será realizado um painel com a participação do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB) e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Amaral Moritz. O debate será mediado pelo professor Dr. Alexandre Biz.

“O ano de 2016 foi fora da curva, atípico, o melhor da última década. Portanto, o comércio, serviços e turismo se preparou para receber o mesmo volume ou até mais pessoas em 2017, mas o comportamento foi diferente do esperado, ainda assim padrão na comparação com a série histórica. O que observamos foi uma mudança no perfil do turista, expresso na classe social preponderante e no gasto médio menor. A desvalorização do dólar em relação ao ano anterior pode ter impactado na queda no número de visitantes e no poder de compra dos países vizinhos, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile, tradicionalmente responsáveis por uma boa fatia do turismo catarinense. Conhecer e avaliar o perfil e a demanda dos turistas são estratégias para melhor atendê-los e prospectar o retorno”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O balanço da temporada traça o perfil socioeconômico do turista (sexo, faixa etária, estado civil, renda e origem), características da viagem (tipo de hospedagem, meio de transporte e duração da estada), gastos médios e a avaliação quanto à infraestrutura e serviços oferecidos no local de veraneio. Os impactos nas cidades também foram avaliados a partir do olhar dos empresários: contratação de temporários, novas estratégias de venda, variação do faturamento, ocupação dos leitos na temporada, etc.

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral