Imobiliária Coralli
Pacientes

Em cada cinco consultas médicas agendadas, um paciente falta

03 Mar 2017 - 12h09
Em cada cinco consultas médicas agendadas, um paciente falta  -
A cada cinco consultas agendadas, um paciente não aparece e nem dá notícias. O custo com o que os profissionais da saúde chamam de absenteísmo – a ausência não justificada aos compromissos – causou um impacto financeiro de pelo menos R$ 13,4 milhões em 2016 às 20 unidades sob responsabilidade do governo estadual e a municípios com mais de 100 mil habitantes  que respondem por 45% da população do Estado.

Um dinheiro que poderia ser aplicado, por exemplo, na ampliação da oferta de exames, cirurgias eletivas e até na construção de unidades de estratégia de saúde da família, gargalos unânimes em todas as cidades. E esse valor de impacto direto e indireto na saúde pública ainda está sendo levantado pelas prefeituras, ou seja, pode ser bem maior.

Apenas nas instituições geridas pelo governo do Estado – 12 hospitais, quatro clínicas, uma maternidade, além do Cepon, Hemosc e do Instituto de Cardiologia de São José –, estima-se que o prejuízo tenha chegado a aproximadamente R$ 2,6 milhões em 2016, que elas deixaram de faturar.

Um índice que corresponde a 33% de perda de produtividade das equipes e que prejudica o histórico de atendimentos prestados, um dos dados usados como base para o governo federal incluir repasses no orçamento do ano seguinte. Dos 358.776 exames e consultas agendados, 119.249 não tiveram confirmação de presença no Sistema de Regulação Nacional (Sisreg), do SUS.

 

Diário Catarinense

Matérias Relacionadas

Educação

Confirmado o retorno das aulas presenciais em Jaraguá a partir do dia 28

O retorno às unidades de ensino não será de forma total, atendendo aos protocolos do Plano de Contingência. Cada rede irá entrar em contato com os pais, detalhando como irá ocorrer a retomada
Confirmado o retorno das aulas presenciais em Jaraguá a partir do dia 28
Guaramirim

Guaramirim confirma mais duas mortes por Covid-19

Com os novos registros, chega a 20 o número de óbitos pela doença na cidade, desde o início da pandemia
Guaramirim confirma mais duas mortes por Covid-19
Jaraguá do Sul

Nova classificação de risco reduz medidas sanitárias

Os cuidados devem ser mantidos para evitar que a região volte para a situação grave
Nova classificação de risco reduz medidas sanitárias
Saúde

Coronavírus em SC: Saúde divulga atualização do Mapa da Matriz de Risco Potencial

Nenhuma região se encontra no nível Gravíssimo
Coronavírus em SC: Saúde divulga atualização do Mapa da Matriz de Risco Potencial
Ver mais de Geral