secel
GERAL

Deputados criticam cortes na Educação

01 Mai 2019 - 08h18Por Renato Onofre

Deputados ligados à bancada da Educação vão judicializar a decisão do ministro Abraham Weintraub de bloquear verbas de universidades que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo "balbúrdia" em seus câmpus. O PSOL vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) que apure suposto ato de improbidade cometido por Weintraub.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Abraham Weintraub disse que três universidades já foram enquadradas nesses critérios e tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Federal Fluminense (UFF) e a Federal da Bahia (UFBA). Segundo ele, a Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, está sob avaliação.

Para o deputado federal Bacelar (Podemos-BA), o ministro "passou dos limites" ao determinar o corte de 30% nas verbas da UFBA e outras universidades. "Balbúrdia significa desordem barulhenta, trapalhada, e é isso que estamos vendo neste governo, que agora quer amordaçar as universidades, impondo uma censura ditatorial." Segundo Bacelar, não há justificativa técnica para a medida.

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e a presidente nacional da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR), protocolaram nesta terça-feira, 30, pedido de requerimento de informações para que o ministro explique a decisão.

A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) também protocolou requerimento de informações ao ministro. "Gostaria de saber do ministro Abraham Weintraub qual a definição técnica de balbúrdia que justifique corte de 30% no orçamento de universidades importantes. Adotar um critério moralista para asfixiar financeiramente faculdades e desencorajar o pensamento crítico e livre faz parte de uma política de governo antieducação que atrapalha o avanço de discussões importantes e emergenciais que precisamos ter, como o vencimento do Fundeb."

Os cortes atingem as chamadas despesas discricionárias, destinadas a custear gastos como água, luz, limpeza e bolsas de auxílio a estudantes. Os recursos destinados ao pagamento de pessoal são obrigatórios e não podem ser reduzidos.

O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou que a determinação é um "falso pretexto" do governo Bolsonaro para "aniquilar a liberdade de pensamento, ferindo a autonomia universitária garantida". Já o líder da minoria no Senado, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), disse que a Educação virou "alvo preferencial para manter o bolsonarismo raivoso atiçado".

Em nota, a Frente Parlamentar de Valorização das Universidades Federais criticou os cortes, que classificou como uma "jornada de duros sacrifícios". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral