transito
Projeto

DCE promove manifestação contra número de vereadores

02 Jun 2011 - 13h21

Com o slogan ABAIXO A POLÍTICA DE INTERESSES, o Diretório Central dos Estudantes da Católica de Santa Catarina, realizará um protesto que contará também com outras entidades, contra o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que altera o número de cadeiras no Legislativo que será votado no dia 9 de junho. A informação é do presidente do DCE, Luiz Fernando de Almeida.

{Player#1}

 

NOTA OFICIAL

Em resposta às declarações do presidente do DCE (Diretório Central Acadêmico) da Católica de Santa Catarina, Luís Fernando Almeida, a Câmara de Vereadores afirma ser legítima toda e qualquer manifestação acerca do projeto de emenda à Lei Orgânica que altera o número de vereadores para a próxima legislatura.


Contudo, o estudante se equivoca ao afirmar que esta Casa é pouco participativa e que seus vereadores são desqualificados, conforme entrevista ao Jornal da 105, da rádio 105 FM, na data de 30 de maio. Cabe esclarecer que a atual composição, dentro do regime democrático, é fruto do voto popular. É o eleitor quem elege vereadores. Ainda com relação à qualidade, o presidente do DCE desconhece a realidade, pois poucas vezes se fez presente nesta Casa. As sessões, ordinárias, extraordinárias e itinerantes, como acontecerá na própria universidade em que ele estuda nesta quinta-feira, são abertas a todos, e com transmissão ao vivo pelo canal 27 da Net a Cabo.

Acerca da discussão em torno do aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, da mesma maneira não se trata de uma iniciativa deste Legislativo. Trata-se, sim, de matéria discutida e aprovada pelo Congresso Nacional, incorporada à Constituição Federal. Constituição esta que delegou aos municípios, portanto às Câmaras de Vereadores, a sua regulamentação. Assim, atualmente, a Lei Orgânica Municipal está em desacordo com as alterações promovidas na Constituição no que se refere à composição das Câmaras de Vereadores, cabendo a esta sua atualização, seguindo as faixas populacionais.

O presidente do DCE, que se diz defensor da democracia, deveria dar o exemplo e aceitar a diversidade de opiniões como, diferente do que ele diz, ficou explícito na audiência pública que debateu a matéria. A democracia não é apenas a possibilidade de apontar erros, mas o dever cívico de apontar soluções.

Jaime Negherbon - Presidente

Jean Leutprecht - Vice-presidente

Ademar Possamai - Secretário

 

 

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral