Saúde
Da Redação
Cerca de 11,5 mil civis afegãos morreram ou ficaram feridos no país asiático em 2016, sendo que um terço das vítimas foram crianças. Os números representam o pior balanço anual no Afeganistão desde 2009, ano em que foi iniciado o censo divulgado, nesta segunda-feira, pela Missão de Assistência da ONU
As primeiras horas desta segunda-feira já registaram temperaturas típicas da estação. Os termômetros do Litoral, Vale do Itajaí e Norte de SC já marcavam entre 18ºC e 20ºC. Com o predomínio do tempo seco e sol, segundo Epagri/Ciram, as máximas chegam aos 30ºC à tarde. No entanto, devido a passagem de uma fraca frente fria, regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte devem ser atingidas por chuvas de verão, que serão mal distribuídas e passageiras.
A Organização Mundial da Saúde fez um alerta para o risco de circulação do vírus da febre amarela em outros países da América do Sul, vizinhos ao Brasil. Colômbia e Peru já registraram casos suspeitos. As mortes de macacos em decorrência da febre amarela em estados brasileiros que fazem fronteira com países como Venezuela, Argentina e Paraguai representam um risco, principalmente em áreas que têm o mesmo ecossistema. De um total de 1.202 primatas mortos, 259 foram confirmados com febre amarela.