Unimed - Capa
Geral

CRESCIMENTO: Produção industrial cresce 1,5% em agosto

04 Out 2012 - 14h20

A produção industrial brasileira cresceu 1,5%, em agosto de 2012, na comparação com julho deste ano, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento de agosto, neste comparativo, é o maior verificado desde abril de 2010 (1,2%). Este é o terceiro resultado positivo na sequência mensal da produção industrial e o crescimento acumulado, no período, é de 2,3%.


Essa sequência indica uma retomada do crescimento da indústria brasileira, resultado das medidas adotadas pelo governo federal para estimular o consumo e desonerar a produção. Ontem, durante a inauguração de uma nova linha de produção da Helicópteros do Brasil (Helibrás), em Itajubá (MG), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disse que "o Brasil está enfrentando a crise com crescimento econômico e aumento da renda e do consumo".

Em agosto, vinte dos 27 ramos apontaram avanço na produção. O ramo veículos automotores teve aumento de 3,3%, provocado, especialmente, pela maior produção de automóveis. Esse setor também sinalizou a terceira taxa positiva consecutiva, acumulando, no período, expansão de 9,3%.

Entre outros ramos que tiveram crescimento se destacaram os de alimentos (2,1%), fumo (35%), refino de petróleo e produção de álcool (2,5%), outros produtos químicos (1,9%), farmacêutico (3,1%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (5,9%).

Na relação das categorias de uso, bens de consumo duráveis (2,6%) teve o avanço mais acentuado em agosto, na comparação com julho de 2012. Esse resultado também o terceiro positivo na sequência mensal, com a categoria obtendo alta de 9,4% no período.


Os segmentos de bens intermediários (2%) e de bens de consumo semi e não duráveis (1,2%) também registraram taxas positivas em agosto. O primeiro aumentou a intensidade do crescimento, após mostrar avanço de 0,8% em julho passado. O segundo reverteu a variação negativa de 0,3% observada no mês anterior. O setor produtor de bens de capital verificou acréscimo de 0,3% em agosto, terceiro mês seguido de expansão na produção, acumulando no período ganho de 2,5%.

Com informações do site do IBGE

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral