dengue
Geral

CRESCIMENTO: Produção industrial cresce 1,5% em agosto

04 Out 2012 - 14h20

A produção industrial brasileira cresceu 1,5%, em agosto de 2012, na comparação com julho deste ano, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento de agosto, neste comparativo, é o maior verificado desde abril de 2010 (1,2%). Este é o terceiro resultado positivo na sequência mensal da produção industrial e o crescimento acumulado, no período, é de 2,3%.


Essa sequência indica uma retomada do crescimento da indústria brasileira, resultado das medidas adotadas pelo governo federal para estimular o consumo e desonerar a produção. Ontem, durante a inauguração de uma nova linha de produção da Helicópteros do Brasil (Helibrás), em Itajubá (MG), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disse que "o Brasil está enfrentando a crise com crescimento econômico e aumento da renda e do consumo".

Em agosto, vinte dos 27 ramos apontaram avanço na produção. O ramo veículos automotores teve aumento de 3,3%, provocado, especialmente, pela maior produção de automóveis. Esse setor também sinalizou a terceira taxa positiva consecutiva, acumulando, no período, expansão de 9,3%.

Entre outros ramos que tiveram crescimento se destacaram os de alimentos (2,1%), fumo (35%), refino de petróleo e produção de álcool (2,5%), outros produtos químicos (1,9%), farmacêutico (3,1%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (5,9%).

Na relação das categorias de uso, bens de consumo duráveis (2,6%) teve o avanço mais acentuado em agosto, na comparação com julho de 2012. Esse resultado também o terceiro positivo na sequência mensal, com a categoria obtendo alta de 9,4% no período.


Os segmentos de bens intermediários (2%) e de bens de consumo semi e não duráveis (1,2%) também registraram taxas positivas em agosto. O primeiro aumentou a intensidade do crescimento, após mostrar avanço de 0,8% em julho passado. O segundo reverteu a variação negativa de 0,3% observada no mês anterior. O setor produtor de bens de capital verificou acréscimo de 0,3% em agosto, terceiro mês seguido de expansão na produção, acumulando no período ganho de 2,5%.

Com informações do site do IBGE

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral