Secretaria de Saúde
Cresce número de casos de Aids em Jaraguá
Destas, 57% chegaram como portadoras saudáveis do vírus. Em 2014 o percentual de portadores saudáveis do vírus foi de 42%.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, revela que aproximadamente 800 pessoas vivem na região com HIV/Aids e são acompanhadas pelo serviço de atendimento especializado da Secretaria da Saúde em Jaraguá, referências para os demais municípios da microrregião.
Desde 2015, a Secretaria de Saúde de Jaraguá oferece o teste rápido e gratuito à população. O material está disponível em todas as unidades de saúde. Em 2016, até o mês de novembro, já foram feitos 11 mil testes para HIV. A forma mais eficaz de prevenção, de acordo com a gerente, é o uso do preservativo em todas as relações sexuais. E, em caso de dúvida, há o teste rápido, disponível em todas as unidades de saúde, que fica pronto em 30 minutos. Ele testa além do HIV, sífilis e hepatites virais.
A partir desta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, A Secretaria da Saúde promove ações de prevenção e de diagnóstico precoce da doença, por meio de materiais informativos, reforço das orientações nas unidades de saúde e maior oferta de testes rápidos. Nesta quinta acorre uma ação de testes rápido na Vigilância em Saúde no segundo piso do Pama I.
Mais sobre Aids
A Aids continua a representar um grave problema de saúde pública mundial e um desafio para profissionais e gestores de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em 35 milhões de pessoas vivendo com o HIV/Aids no mundo e pouco mais de duas milhões de novas infecções detectadas apenas em 2013 (última atualização disponível).
No cenário de Santa Catarina, os dados revelam uma realidade preocupante. São 34.547 casos de Aids acumulados de 1984 a dezembro de 2013 e uma taxa de incidência de 32,5 novos casos por 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde. Desta maneira, Santa Catarina é o terceiro estado em casos de HIV, perdendo apenas para Rio Grande do Sul e Amazonas.