secel
Geral

Chega a 18 o número de mortos após ataque talibã a hotel no Afeganistão

29 Jun 2011 - 11h35

Após horas de combates, as forças afegãs e da coalizão liderada pela Otan puseram fim nesta quarta-feira (29) ao assalto talibã contra o Hotel Intercontinental de Cabul, na capital do Afeganistão, no qual morreram 18 pessoas, entre elas sete insurgentes, informou a polícia local.


O último integrante do comando insurgente, que resistia dentro do hotel, foi abatido pela polícia por volta das 6h30 do horário afegão (23h de terça, 28, em Brasília), informou o chefe da unidade criminal de Cabul, Mohammed Zahir. "A operação terminou", afirmou o oficial.

Os mortos confirmados até o momento são os sete talibãs que faziam parte do comando e mais 11 pessoas: dois policiais e nove hóspedes do luxuoso estabelecimento, acrescentou Zahir, que assegurou que entre as vítimas fatais há dois estrangeiros.

O ataque deixou ainda 12 feridos, mas as forças policiais trabalham com a hipótese de o número de mortos aumentar após o hotel ser vasculhado.

O comando talibã tomou de assalto o estabelecimento por volta das 22h (horário local) de terça-feira, quando muitos hóspedes estavam jantando.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) participou da operação e usou até helicópteros. "A força afegã nos pediu apoio e enviamos nossos helicópteros, que detectaram vários dos insurgentes no telhado. Atacamos e matamos, enquanto a força afegã atuava no interior do hotel", disse um porta-voz militar.

O ataque foi reivindicado na noite de terça pelo porta-voz talibã Zabiullah Mujahid.


As autoridades acreditam que os insurgentes, que utilizaram granadas, rifles e coletes carregados com explosivos, invadiram o hotel entrando pelo jardim, situado nos fundos do estabelecimento.

Essa unidade do hotel Intercontinental, que costuma hospedar muitos estrangeiros, fica no alto de um morro de Cabul e conta com forte vigilância.

Nos últimos meses, os talibãs aumentaram suas ações ofensivas no calor da chegada do bom tempo, quando tradicionalmente se recrudescem os combates no país centro-asiático.

Em julho, as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começam a se retirar do Afeganistão e a transferir gradualmente o controle de algumas áreas do país ao Exército e à polícia afegã. Esse processo deve ser concluído em 2014.

Fonte: O Globo

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral