aniversário jaragua
Geral

Chega a 18 o número de mortos após ataque talibã a hotel no Afeganistão

29 Jun 2011 - 11h35

Após horas de combates, as forças afegãs e da coalizão liderada pela Otan puseram fim nesta quarta-feira (29) ao assalto talibã contra o Hotel Intercontinental de Cabul, na capital do Afeganistão, no qual morreram 18 pessoas, entre elas sete insurgentes, informou a polícia local.


O último integrante do comando insurgente, que resistia dentro do hotel, foi abatido pela polícia por volta das 6h30 do horário afegão (23h de terça, 28, em Brasília), informou o chefe da unidade criminal de Cabul, Mohammed Zahir. "A operação terminou", afirmou o oficial.

Os mortos confirmados até o momento são os sete talibãs que faziam parte do comando e mais 11 pessoas: dois policiais e nove hóspedes do luxuoso estabelecimento, acrescentou Zahir, que assegurou que entre as vítimas fatais há dois estrangeiros.

O ataque deixou ainda 12 feridos, mas as forças policiais trabalham com a hipótese de o número de mortos aumentar após o hotel ser vasculhado.

O comando talibã tomou de assalto o estabelecimento por volta das 22h (horário local) de terça-feira, quando muitos hóspedes estavam jantando.

A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) participou da operação e usou até helicópteros. "A força afegã nos pediu apoio e enviamos nossos helicópteros, que detectaram vários dos insurgentes no telhado. Atacamos e matamos, enquanto a força afegã atuava no interior do hotel", disse um porta-voz militar.

O ataque foi reivindicado na noite de terça pelo porta-voz talibã Zabiullah Mujahid.


As autoridades acreditam que os insurgentes, que utilizaram granadas, rifles e coletes carregados com explosivos, invadiram o hotel entrando pelo jardim, situado nos fundos do estabelecimento.

Essa unidade do hotel Intercontinental, que costuma hospedar muitos estrangeiros, fica no alto de um morro de Cabul e conta com forte vigilância.

Nos últimos meses, os talibãs aumentaram suas ações ofensivas no calor da chegada do bom tempo, quando tradicionalmente se recrudescem os combates no país centro-asiático.

Em julho, as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começam a se retirar do Afeganistão e a transferir gradualmente o controle de algumas áreas do país ao Exército e à polícia afegã. Esse processo deve ser concluído em 2014.

Fonte: O Globo

Matérias Relacionadas

Geral

Samae de Jaraguá do Sul orienta sobre os riscos do descarte de resíduos na rede de esgoto

Resíduos como tecidos, roupas e cabelos são encontrados com frequência nas bombas das estações elevatórias de esgoto
Samae de Jaraguá do Sul orienta sobre os riscos do descarte de resíduos na rede de esgoto
Geral

Masterplan Guaramirim: moradores podem contribuir com pesquisa online

A pesquisa é voluntária e tem o objetivo de reunir informações que vão ajudar a definir ações, projetos e investimentos para melhorar Guaramirim nos próximos anos.
Masterplan Guaramirim: moradores podem contribuir com pesquisa online
Geral

Königs Bier celebra 18 anos com festa especial em Jaraguá do Sul!

Além do tradicional chope artesanal e bretzel, o público vai curtir um cardápio variado com food trucks, muita música ao vivo e um ambiente perfeito para confraternizar
Königs Bier celebra 18 anos com festa especial em Jaraguá do Sul!
Geral

Definada empresa que vai construir os acessos da "Ponte do Brasão", em Jaraguá do Sul

A entrega deve ser em até 180 dias após a assinatura da Ordem de Serviço (OS)
Definada empresa que vai construir os acessos da "Ponte do Brasão", em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral