dengue 2
Polícia Militar Ambiental

Campanha da PM Ambiental trabalha com escolas no combate à farra do boi

07 Mar 2016 - 12h10

Além de montar barreiras de fiscalização e aumentar o efetivo policial, a instituição trabalha com palestras educativas para alunos de escolas das redes estadual e municipal de ensino.


Para coibir essa prática que, em 1998 passou a ser considerada inconstitucional no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal, desde 1999 a BPMA tem realizado ações de combate e prevenção ao crime. Uma das principais ações preventivas é o trabalho feito com os estudantes. As ações educativas são realizadas nos municípios onde há registro de farra, principalmente em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, que tem o maior número de ocorrências registradas.


O assistente de Projetos e Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental, soldado Leandro Specht, destaca que é possível perceber uma redução gradativa de ocorrências policiais relacionadas à farra do boi. “Se a gente comparar os anos de 2014 e 2015, houve uma redução de quase 50%. Por isso, a gente trabalha especificamente naquelas localidades que tiveram registro de farra ano anterior. Atualmente, além de Governador Celso Ramos, a gente está trabalhando em Florianópolis, Biguaçu, Tijucas, Bombinhas, Itapema, Porto Belo e Navegantes”, afirma.

Este ano, serão mais de 20 escolas visitadas com apresentação de palestras para alunos do 6º ano do ensino fundamental. Specht explica que as apresentações alertam os alunos para o fato de que uma prática que causa sofrimento ao animal, além de eventuais acidentes com farristas e danos ao patrimônio público e privado, não pode mais ser considerada tradição.

“A gente sente bastante a mudança que essas atividades promovem. Os alunos participam muito porque, como é a realidade deles, eles sempre querem contar suas histórias. Em uma das escolas que visitamos no município de Bombinhas, um aluno levantou a mão durante a palestra. Ele falou sobre esse caso recente da Praia da Tainha, onde um farrista faleceu por causa de um ataque de boi. Era o tio dele que havia falecido, e esse foi o terceiro caso de morte relacionado à farra do boi na sua família. A gente aproveitou esse relato para enfatizar todos os danos que essa prática pode causar”, conta Specht.

As turmas também participam de um concurso de redação realizado em parceria com o Ministério Público, que tem como tema “Farra do Boi é crime”. No dia 22 de março, serão escolhidos os quatro melhores trabalhos.

“A mensagem que a gente tenta passar para as crianças é que elas se tornem multiplicadoras desse movimento, que elas possam voltar para casa e para a comunidade em geral e falar sobre isso, e principalmente que quando elas cresçam não venham a cometer esse crime”, complementa Specht.

A figura do boi na cultura litorânea

A cultura do Litoral catarinense tem como forte componente a figura do boi. Uma das tradições folclóricas mais antigas do estado, o boi-de-mamão, invoca a história da morte e ressurreição do animal. Por inúmeras gerações, crianças e adultos têm brincando ao som das cantigas que narram a trajetória de personagens como a bernunça, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho e, é claro, o boi.

Entretanto, as músicas e danças do boi-de-mamão não são a única tradição ligada ao animal. Outro costume trazido pelos açorianos há mais de 200 anos é a farra do boi, um ritual comum no período da quaresma e Semana Santa. O boi é solto pelas ruas, onde é perseguido por pessoas portando pedaços de pau, pedras, chicotes, facas, cordas e lanças, usados para ferir o animal.


Por que a farra do boi é crime?

A farra do boi é considerada crime porque caracteriza maus-tratos animais, previsto no ART. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98). A prática também é enquadrada como associação criminosa. O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Paulo Antonio Locatelli, explica que os praticantes da farra também podem ser processados por crimes de dano ao patrimônio público e privado. "Os envolvidos na farra do boi são autuados pela Polícia Militar e cabe ao Ministério Público denunciá-los, dando um encaminhamento penal ", ressalta Locatelli.

Como denunciar

O promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli destaca que é muito simples fazer uma denúncia. “Pode ser diretamente ao Ministério Público, à Polícia Militar, à Polícia Civil ou à Cidasc. O mais importante é não esperar pela ocorrência da prática para denunciar. Qualquer movimento suspeito, seja do comércio, transporte ou armazenamento de animais que possa ter relação com a farra do boi, já pode ser comunicado a qualquer um desses órgãos”. O promotor também explica que, se for possível, deve-se encaminhar fotos e vídeos que comprovem a denúncia.

A Polícia Militar tem um canal de Disque Denúncia específico para a prática, por meio do número 0800-481-717. Mas o cidadão pode utilizar outros telefones também. Veja a lista:

Polícia Militar: 190

Denúncias: 181

Polícia Civil: 197

Cidasc: (48) 3239-6500

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral