vacina
GERAL

Cafés com gatos por uma vida leve

10 Mai 2019 - 09h59Por Priscila Mengue

Como em um reality show, eles dormem, comem, brincam e até afiam as unhas sob o olhar de admiradores. A "casa de vidro" não é televisionada, mas um cômodo dentro de uma cafeteria, em que clientes podem observar 12 felinos. Por lá, eventualmente, ouve-se ao fundo alguém murmurar um "ah" enquanto um felino faz alguma gracinha.

Espaços e serviços de interação com gatos têm sido abertos no País há cinco anos, inspirados nos "cat cafés" surgidos na Ásia, em que os bichos chegam a circular pelas mesas. Hoje, pelo menos quatro locais adotam o conceito de forma adaptada: por questões sanitárias, a maioria mantém um gatil de vidro, do qual é possível avistar os bichos e, eventualmente, visitá-los.

O pioneiro é o Café com Gatos, de Sorocaba e com uma filial em Campinas, no interior paulista. "Só de estar no mesmo ambiente, já é diferente", conta a proprietária, Fabiana Ribeiro. "O interesse por gato tem crescido. Antes as pessoas tinham muito preconceito. Mas mudou, talvez porque combina mais com o ritmo louco de vida."

A biomédica Ana Carla Chervencov vai ao local todos os dias. "É a minha segunda casa. Venho de tarde, de noite. Tomo um café e fico olhando", conta. "Amo bichos, fico horas aqui."

Outro café é o Gatto Macchiato, de Teresópolis, na serra fluminense. O local também isola os felinos por um "aquário", mas permite visitas. Para entrar, é preciso obedecer regras, como não acordar os bichanos. Com exceção de três "residentes", os demais estão disponíveis para adoção. "É um local totalmente dedicado a eles, uma Disneylândia de gatinhos", diz Mario Luiz Lima, de 54 anos, um dos sócios.

Já em Porto Alegre, a experiência é diferente: os clientes convivem com os felinos na ioga, seguida de um chá. "Eles interagem bem, mas não chegam a invadir a aula, ficam ali, dá um clima diferente", explica Ana Luiza Bittencourt, de 37 anos. "Quem curte gato quer fazer tudo com gato", justifica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral