Promoção - MEU PAI É
Geral

BMW: Diferenciais de SC foram determinantes para a vinda da BMW

23 Out 2012 - 13h33

O vice-presidente e membro do Conselho de Administração da BMW AG, Vendas e Marketing, Ian Robertson, oficializou à presidenta Dilma Rousseff a instalação da montadora em Santa Catarina, na cidade de Araquari, durante reunião realizada a portas fechadas na antessala do gabinete da presidenta, no 3º andar no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (22). O anúncio foi feito na presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do ministro Guido Mantega, da Fazenda, e do ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


De SC, participaram da audiência o governador Raimundo Colombo, o secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o secretário executivo de Articulação Nacional, João Matos, e o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes. Também estiveram presentes os senadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Casildo Maldaner (PMDB), o presidente da Alesc, deputado Merísio (PSD), o prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem (PMDB), além de representantes da Fiesc.

A ministra Ideli afirmou que a escolha de Santa Catarina e da cidade de Araquari se deve à infraestrutura adequada que a região Norte pode oferecer à montadora.

"Santa Catarina foi escolhida pela qualidade do nosso Estado. Temos mão de obra qualificada (nível de escolaridade acima da média nacional). Sabemos que há necessidade de muitos investimentos em infraestrutrura, mas o que temos de infraestrutura disponível no Norte do Estado foi o nosso diferencial. Na região Norte, em termos de BR, há o processo de duplicação da BR 280; temos os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Em termos de ferrovias, há a ferrovia chamada Tronco Principal Sul de concessão da ALL, que passa pela região Norte. Além disso será construída a ferrovia Litorânea (São Francisco - Itajaí e Imbituba), que será integrada à nova ferrovia de Mafra. Temos ainda dois aeroportos que são internacionais e operam cargas - em Navegantes e Joinville. Além disso, poderemos ter outro em Araquari. A infraestrutura é bem adequada para a montadora", disse a ministra.

Ideli ainda destacou que a instalação da BMW em Araquari, aliada à construção da fábrica da GM em Joinville, fortalecerá o setor metal mecânico na região Norte.

Termo de intenções

A reunião durou 15 minutos. Na audiência, ficou definido que na próxima segunda-feira (29) o governador Raimundo Colombo fará solenidade no Estado para a assinatura do termo de intenções com a diretoria da BMW, com a presença da ministra-chefe Ideli Salvatti e do ministro Pimentel do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Segundo a ministra Ideli, a presidenta Dilma solicitou a BMW um detalhamento do investimento em Santa Catarina, dos valores, da quantidade de produção de automóveis e da geração de empregos. O detalhamento deve ser apresentado na solenidade em Santa Catarina à ministra Ideli e ao ministro Pimentel. A presidenta destacou o potencial que o mercado brasileiro possui hoje e disse que a montadora se surpreenderá com as vendas no país.  

No final do encontro, a presidenta recebeu de presente uma miniatura da BMW.

Investimentos

Ao final da audiência, o vice-presidente da BMW, Ian Robertson, afirmou à imprensa que a montadora investirá 200 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 528 milhões. Ian Robertson afirmou que a construção da fábrica se iniciará em abril de 2013. A primeira leva de automóveis produzidos no Estado deverá sair em 2014. O vice-presidente prevê uma produção que pode chegar a 30 mil unidades.

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Jaraguá confirma 15ª morte por covid

De 26 de julho a 1º de agosto, o município confirmou 489 novos casos de coronavírus
Jaraguá confirma 15ª morte por covid
Geral

Programa da CDL Jaraguá do Sul já recolheu mais de 15 toneladas de lixo eletrônico em 2020

Estima-se que apenas de 10% a 40% de todo volume de resíduos eletroeletrônicos são reciclados. O restante acaba em lixões a céu aberto e aterros ou é incinerado
Programa da CDL Jaraguá do Sul já recolheu mais de 15 toneladas de lixo eletrônico em 2020
Geral

CDL Jaraguá do Sul completa 52 anos

Com o objetivo de fomentar as vendas, entre os associados, a CDL Jaraguá do Sul inova a cada ano, em suas campanhas publicitárias, e também realiza sorteios de grandes prêmios em datas comemorativas
CDL Jaraguá do Sul completa 52 anos
Geral

Sicredi doa mais de 64 toneladas de alimentos para famílias da região

Agências do Sicredi se mobilizaram com a comunidade por meio do Dia C e arrecadaram o equivalente 6.450 cestas básicas com alimentos e produtos de higiene e limpeza
Sicredi doa mais de 64 toneladas de alimentos para famílias da região
Ver mais de Geral