Mês do Trânsito - Rádio
Escorpiões

Biólogo orienta população sobre os cuidados com escorpiões

22 Nov 2012 - 12h34

Apesar do alerta emitido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Jaraguá do Sul quanto ao surgimento de escorpiões na área central da cidade, o biólogo da prefeitura Ulisses Sebastian Sternheim, responsável pela captura de animais selvagens, destaca que a situação é perfeitamente administrável. O número de registros de escorpiões encontrados pela população é muito pequeno.

[jwplayer mediaid="67597"]

São encontradas em Jaraguá do Sul basicamente três espécies, sendo duas venenosas, e que habitam a região central do Brasil. Todas naturais de estados como São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

[jwplayer mediaid="67599"]

O biólogo recomenda as pessoas, que moram na região central, sempre verificarem os calçados antes de usar e roupas e que ficam pelo chão. Quem avistar escorpiões, deve capturá-los vivos ou mortos e entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone 2106-8322 ou do156 na Ouvidoria da prefeitura.


De acordo com o biólogo Ulisses Sternheim, a intenção é saber qual o tamanho da infestação e mapear o maior número de espécies possível.

[jwplayer mediaid="67593"]

O trabalho de coleta e identificação dos escorpiões serve para que o município avalie a necessidade de uma ação específica para o controle da infestação.


Ouça a entrevista completa que o repórter Sérgio Luiz fez com o biólogo, Ulisses Sebastian Ster, que inclusive explica quais são os procedimentos que devem ser tomados, aos ser picado por um escorpião.

[jwplayer mediaid="67595"]

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram 23 novos casos e 17 pessoas recuperadas
Jaraguá do Sul registra 38ª morte em decorrência do coronavírus
Corupá

Comunicado de utilidade pública: novo foco de dengue é registrado em Corupá

Este é o 9º foco positivo registrado em 2020 no Município
Geral

Parques são permitidos. Mas cuidados continuam

Prática de atividades físicas e até permanecer no local é permitido agora – com uso de máscara, álcool em gel, distanciamento
Parques são permitidos. Mas cuidados continuam
Educação

Educação capacita gestores para retomada e anuncia apoio pedagógico presencial na rede estadual

As redes municipal, privada e federal têm autonomia para decidir como conduzir as ações pedagógicas e a retomada, porém, de acordo com o que estabelece o PlanCon e mediante o acompanhamento e a atuação dos comitês municipais
Educação capacita gestores para retomada e anuncia apoio pedagógico presencial na rede estadual
Ver mais de Geral