Escorpiões

Biólogo orienta população sobre os cuidados com escorpiões

22 Nov 2012 - 12h34

Apesar do alerta emitido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Jaraguá do Sul quanto ao surgimento de escorpiões na área central da cidade, o biólogo da prefeitura Ulisses Sebastian Sternheim, responsável pela captura de animais selvagens, destaca que a situação é perfeitamente administrável. O número de registros de escorpiões encontrados pela população é muito pequeno.

[jwplayer mediaid="67597"]

São encontradas em Jaraguá do Sul basicamente três espécies, sendo duas venenosas, e que habitam a região central do Brasil. Todas naturais de estados como São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

[jwplayer mediaid="67599"]

O biólogo recomenda as pessoas, que moram na região central, sempre verificarem os calçados antes de usar e roupas e que ficam pelo chão. Quem avistar escorpiões, deve capturá-los vivos ou mortos e entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do telefone 2106-8322 ou do156 na Ouvidoria da prefeitura.


De acordo com o biólogo Ulisses Sternheim, a intenção é saber qual o tamanho da infestação e mapear o maior número de espécies possível.

[jwplayer mediaid="67593"]

O trabalho de coleta e identificação dos escorpiões serve para que o município avalie a necessidade de uma ação específica para o controle da infestação.


Ouça a entrevista completa que o repórter Sérgio Luiz fez com o biólogo, Ulisses Sebastian Ster, que inclusive explica quais são os procedimentos que devem ser tomados, aos ser picado por um escorpião.

[jwplayer mediaid="67595"]

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus

A doação é opcional, não sendo obrigatória para quem for receber a vacina
Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus
Geral

SCAR tem inscrições abertas para cursos da Escola de Dança

São oferecidos cursos de diferentes modalidades, do balé clássico e jazz ao forró e sertanejo, com aulas que seguem todas as recomendações atuais
SCAR tem inscrições abertas para cursos da Escola de Dança
Geral

Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral

Parecido com o acrílico convencional, o Bold NanoPower mantém alto grau de transparência e pode passar pelos mesmos processos de beneficiamento, como corte, dobra, usinagem e moldagem, sem perder o poder virucida
Empresa jaraguaense inova lançando acrílico antiviral
Geral

Casa São José completa 4 anos com mais de 1,2 mil pessoas atendidas

Presidente da Associação dos Voluntários do Hospital São José, Joe Gieseler, participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta terça-feira (20) onde explicou sobre o trabalho realizado no local.
Casa São José completa 4 anos com mais de 1,2 mil pessoas atendidas
Ver mais de Geral