Caraguá
Energia elétrica

Bandeira tarifária de energia elétrica será amarela em março

03 Mar 2017 - 17h45
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, informou que a bandeira tarifária das contas de luz será amarela em março. De acordo com a Aneel, o motivo da mudança é que a previsão das vazões que chegam nos reservatórios das hidrelétricas neste mês ficou abaixo da expectativa anterior, o que levou a indicação de maior geração termelétrica, como medida para preservar os níveis de armazenamento e garantir o atendimento à carga do sistema.

As bandeiras sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que vai ser cobrada dos consumidores, dando assim, a oportunidade de adaptar o consumo, se assim desejar. Funciona da seguinte forma: se a bandeira estiver verde, há condições favoráveis de geração de energia e o valor da sua conta vai ter a média que você está acostumado a pagar. Se a bandeira estiver amarela, as condições de produção de energia ficaram um pouco mais caras e o valor da sua conta de energia vai ter acréscimo. É como se fosse um sinal de alerta, para que você fique atento ao seu consumo de energia. E se a bandeira estiver vermelha, a geração de energia ficou mais cara e o valor da sua conta de energia terá acréscimo maior.

O pesquisador do Grupo de Economia da Energia, Renato Queiroz, explica um pouco mais sobre a bandeira tarifária amarela.

[jwplayer mediaid="313822"]

Estas bandeiras tarifárias vêm impressas na conta de luz, e para saber se o valor da sua conta irá mudar, é necessário que você observe todo mês qual a cor da bandeira vigente. Essa medida foi aprovada há dois anos e entrou em vigor em janeiro de 2015.

O especialista em energia elétrica, Renato Queiroz, conta quais são os vilões de consumo e o que deve ser feito para gastar menos.

[jwplayer mediaid="313823"]

Lembrando que para economizar, basta mudar alguns hábitos, como por exemplo, não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado; quanto a geladeira, não deixe a porta aberta mais tempo que o necessário e sempre que puder, verifique se a borracha está em boas condições; prefira sempre a iluminação natural e troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes; se sair, apague a luz; quando for passar roupa, junte-as para passá-las de uma vez só; use o chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados; se você não está vendo TV, desligue-a; e se tiver condições, troque seu eletrodoméstico antigo por um novo selo PROCEL.

No final de cada mês, a ANEEL disponibilizará em seu site o valor da bandeira do mês seguinte. O site é o www.aneel.gov.br. Nesse endereço será possível consultar o calendário anual de divulgação das bandeiras. A bandeira vigente deverá ser informada também no site de todas as distribuidoras, em até dois dias úteis depois da divulgação pela ANEEL. Lembrando que os estados do Amazonas, Amapá e Roraima não estão totalmente incluídos no Sistema Interligado Nacional e, por enquanto, não participam do sistema de bandeiras. No entanto, é importante que os consumidores desses estados também utilizem a energia de forma consciente e assim contribuam para reduzir os custos de geração de energia do sistema.

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo

Veja como votar
Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo
Geral

Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul emitiu nota de pesar
Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá
Geral

Evento online quer potencializar recursos de incentivos fiscais a projetos sociais em SC

O tema será abordado pelo assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, e pela líder do programa Fundo Social, Andressa Mongruel Martins Vicenzi
Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Ver mais de Geral