Premix Concreto
Geral

Aumenta para 52 o número de mortes por Gripe A H1N1 em Santa Catarina

13 Jul 2012 - 12h20

O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)  mostra que aumentou para 52 o número de óbitos por Gripe A H1N1 em Santa Catarina. Outro dado aponta que há 635 pessoas contaminadas no estado.


Desde o relatório anterior, pelo menos mais cinco mortes foram registradas. No dia 24 de junho um homem de 56 anos morreu em Blumenau - cidade que já registra nove mortes. Os outros casos aconteceram em Canoinhas, com um homem de 40 anos, no dia 6 de julho, e dois dias depois uma mulher de 40 anos faleceu em Joinville.

Em Içara, um homem de 48 anos morreu no dia 9 de julho. No outro dia, foi registrado o óbito de uma mulher de 57 anos em Criciúma, no Sul do estado. A DIVE e o Ministério da Saúde instauraram um inquérito para investigar o motivo da morte por Gripe A dos 28 primeiros óbitos registrados em 2012. Há duas semanas eles investigam as causas do aumento de mortes.

O diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi de Faria, diz que não há uma explicação para a concentração de casos no estado, que não teve nenhuma morte registrada em decorrência do H1N1 no ano passado. "É quase impossível prever com certeza absoluta a dispersão dos vírus influenza, porque há uma série de fatores que diminuem ou favorecem a circulação do vírus em um determinado momento", afirma.


A gripe, também conhecida como influenza, é uma doença causada por uma grande variedade de vírus. O H1N1 é apenas um deles. Avaliações realizadas desde 2009 mostraram que a mortalidade pelo vírus é um pouco maior que a causada por outros vírus influenza. A principal diferença é que ele também se mostra letal em jovens e adultos, embora a maioria das vítimas, como mostra o relatório, tem mais de 40 anos.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví

Exclusivo para instituições do Terceiro Setor, religiosas ou não, o aplicativo, que é inteiramente gratuito, organiza processos e atividades centrais de cada entidade.
App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Ver mais de Geral