transito
Geral

Aumenta para 52 o número de mortes por Gripe A H1N1 em Santa Catarina

13 Jul 2012 - 12h20

O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE)  mostra que aumentou para 52 o número de óbitos por Gripe A H1N1 em Santa Catarina. Outro dado aponta que há 635 pessoas contaminadas no estado.


Desde o relatório anterior, pelo menos mais cinco mortes foram registradas. No dia 24 de junho um homem de 56 anos morreu em Blumenau - cidade que já registra nove mortes. Os outros casos aconteceram em Canoinhas, com um homem de 40 anos, no dia 6 de julho, e dois dias depois uma mulher de 40 anos faleceu em Joinville.

Em Içara, um homem de 48 anos morreu no dia 9 de julho. No outro dia, foi registrado o óbito de uma mulher de 57 anos em Criciúma, no Sul do estado. A DIVE e o Ministério da Saúde instauraram um inquérito para investigar o motivo da morte por Gripe A dos 28 primeiros óbitos registrados em 2012. Há duas semanas eles investigam as causas do aumento de mortes.

O diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Fábio Gaudenzi de Faria, diz que não há uma explicação para a concentração de casos no estado, que não teve nenhuma morte registrada em decorrência do H1N1 no ano passado. "É quase impossível prever com certeza absoluta a dispersão dos vírus influenza, porque há uma série de fatores que diminuem ou favorecem a circulação do vírus em um determinado momento", afirma.


A gripe, também conhecida como influenza, é uma doença causada por uma grande variedade de vírus. O H1N1 é apenas um deles. Avaliações realizadas desde 2009 mostraram que a mortalidade pelo vírus é um pouco maior que a causada por outros vírus influenza. A principal diferença é que ele também se mostra letal em jovens e adultos, embora a maioria das vítimas, como mostra o relatório, tem mais de 40 anos.

GLOBO.COM.BR

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral