dengue
Jaraguá do Sul

Ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças acontece nesta sexta-feira, em Jaraguá do Sul

O ato acontece a partir das 10 horas e chama atenção para a importância do engajamento da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

24 Mai 2019 - 08h43Por PMJS

A secretaria de assistência Social e Habitação realiza ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta sexta-feira (24), a partir das 10 horas. Devio do chuva, a ação que aconteceria no pátio da prefeitura de Jargauá do Sul, foi transferida para a escola do Sesi. Após a escola, a equipe irá para a escola Roland Dornbusc. De acordo com os organizadores, a solenidade envolverá a execução do Hino Nacional, seguida de apresentação cultural e plantio simbólico de flores. Também haverá a distribuição de flyers informativos com dados de ocorrências em Jaraguá do Sul.

Previsto para o último sábado (18) – instituído com Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, envolvendo uma caminhada e ações na Praça Ângelo Piazera, o evento foi adiado devido à chuva. Os flyers que seriam distribuídos à população durante esse evento serão oferecidos nos equipamentos públicos municipais – escolas, postos de saúde, cras, creas – e nas entidades da sociedade civil da rede de assistência.

A secretária de Assistência Social, Maria Santin, chama a atenção para a importância do engajamento da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvimento que reflete no número de casos denunciados, conforme registros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). De acordo com a gerente de Proteção Social Especial, Maria Andréia Stanck, os atendimentos realizados nos Creas revelam que um aumento de 83% no número de casos de violência sexual no município no primeiro trimestre desse ano, comparado à média do mesmo período nos anos de 2017 e 2018. “Nesses dois anos, houve um total de 148 casos, resultando em uma média de seis por mês, enquanto que nos três primeiros meses de 2019 tivemos 34 casos”, explica Maria Andréia.

Na avaliação da secretária Maria Santin, esse aumento não reflete necessariamente o número real de casos e sim a iniciativa cada vez maior das pessoas em realizar denúncias, uma vez que, segundo estudo divulgado pela OAB/RS em maio de 2018, a cada 24 horas, 320 crianças/adolescentes são vítimas de abuso. Já a Fundação Propaz calcula que quatro crianças são vítimas de abuso a cada hora. O material a ser distribuído no sábado traz ainda a informação de que aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes – a maioria delas com idade entre 7 e 14 anos – foram exploradas sexualmente no Brasil no período de 2012 a 2015.


Exploração sexual/abuso sexual

A gerente de Proteção Social Especial, Maria Andréia, explica que a exploração sexual é caracterizada pela relação sexual de crianças ou adolescentes com adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro ou qualquer outro benefício. Já o abuso sexual pode acontecer dentro ou fora do núcleo familiar, sendo todo o ato, com ou sem penetração, entre adulto e criança ou adolescente, para obtenção de prazer. Detectando-se qualquer desses casos, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100 ou ao Conselho Tutelar, ligando para 0800-642-0122.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral