Delivery Much
Jaraguá do Sul

Ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças acontece nesta sexta-feira, em Jaraguá do Sul

O ato acontece a partir das 10 horas e chama atenção para a importância do engajamento da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

24 Mai 2019 - 08h43Por PMJS
Ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças acontece nesta sexta-feira, em Jaraguá do Sul - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

A secretaria de assistência Social e Habitação realiza ato alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta sexta-feira (24), a partir das 10 horas. Devio do chuva, a ação que aconteceria no pátio da prefeitura de Jargauá do Sul, foi transferida para a escola do Sesi. Após a escola, a equipe irá para a escola Roland Dornbusc. De acordo com os organizadores, a solenidade envolverá a execução do Hino Nacional, seguida de apresentação cultural e plantio simbólico de flores. Também haverá a distribuição de flyers informativos com dados de ocorrências em Jaraguá do Sul.

Previsto para o último sábado (18) – instituído com Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes –, envolvendo uma caminhada e ações na Praça Ângelo Piazera, o evento foi adiado devido à chuva. Os flyers que seriam distribuídos à população durante esse evento serão oferecidos nos equipamentos públicos municipais – escolas, postos de saúde, cras, creas – e nas entidades da sociedade civil da rede de assistência.

A secretária de Assistência Social, Maria Santin, chama a atenção para a importância do engajamento da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvimento que reflete no número de casos denunciados, conforme registros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). De acordo com a gerente de Proteção Social Especial, Maria Andréia Stanck, os atendimentos realizados nos Creas revelam que um aumento de 83% no número de casos de violência sexual no município no primeiro trimestre desse ano, comparado à média do mesmo período nos anos de 2017 e 2018. “Nesses dois anos, houve um total de 148 casos, resultando em uma média de seis por mês, enquanto que nos três primeiros meses de 2019 tivemos 34 casos”, explica Maria Andréia.

Na avaliação da secretária Maria Santin, esse aumento não reflete necessariamente o número real de casos e sim a iniciativa cada vez maior das pessoas em realizar denúncias, uma vez que, segundo estudo divulgado pela OAB/RS em maio de 2018, a cada 24 horas, 320 crianças/adolescentes são vítimas de abuso. Já a Fundação Propaz calcula que quatro crianças são vítimas de abuso a cada hora. O material a ser distribuído no sábado traz ainda a informação de que aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes – a maioria delas com idade entre 7 e 14 anos – foram exploradas sexualmente no Brasil no período de 2012 a 2015.


Exploração sexual/abuso sexual

A gerente de Proteção Social Especial, Maria Andréia, explica que a exploração sexual é caracterizada pela relação sexual de crianças ou adolescentes com adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro ou qualquer outro benefício. Já o abuso sexual pode acontecer dentro ou fora do núcleo familiar, sendo todo o ato, com ou sem penetração, entre adulto e criança ou adolescente, para obtenção de prazer. Detectando-se qualquer desses casos, a denúncia pode ser feita pelo Disque 100 ou ao Conselho Tutelar, ligando para 0800-642-0122.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá

Após período de férias, atendimento volta ao normal na Prefeitura de Jaraguá
Geral

Soldado da PM de Schroeder morre aos 32 anos

O soldado Eckert ingressou na corporação em outubro de 2013 e atuava na Radiopatrulha no município de Schroeder
Soldado da PM de Schroeder morre aos 32 anos
Geral

Pista da subida do Molha é liberada totalmente

Pista da subida do Molha é liberada totalmente
Geral

Previsão indica chuva frequente e risco de temporal isolado em SC

Nesta segunda-feira (25), continua a condição de chuva a qualquer hora do dia na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, locais já bastante prejudicados com as enxurradas dos últimos dias
Previsão indica chuva frequente e risco de temporal isolado em SC
Ver mais de Geral