Campeonato Catarinense 2020
Geral

Em três meses, Jaraguá do Sul registrou 30 denúncias de abuso sexual em crianças e adolescentes

Mais de dez casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados por dia em Santa Catariana. Por ano, os números chegam a uma média de 3,8 mil notificações

17 Mai 2019 - 16h07Por Janici Demetrio
Em três meses, Jaraguá do Sul registrou 30 denúncias de abuso sexual em crianças e adolescentes - Crédito: Ilustrativa Crédito: Ilustrativa

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. De acordo com dados da secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos. Para a conselheira tutelar de Jaraguá do Sul, Aparecida Venceslau David, a data serve para chamar a atenção da sociedade para que fique atenta e que denuncie qualquer tipo de violência sexual.

Mais de dez casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados por dia em Santa Catariana. Por ano, os números chegam a uma média de 3,8 mil notificações. São 2,3 casos a cada mil habitantes de zero a 17 anos. Os dados são do Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente, publicado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, publicado em abril, divulgado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) na segunda-feira (13). Em Jaraguá, conforme o número de casos registrados no conselho tutelar também aumento nos últimos anos.

Segundo o TJ-SC, a violência sexual geralmente ocorre em ambientes fechados, sem testemunhas e vestígios. Os padrastos e os companheiros das avós são os agressores mais recorrentes, segundo o magistrado do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca da Capital, Marcelo Volpato. Segundo o magistrado, grande parte dos casos são de atos lascivos, toques e outros tipos de violência que não deixam vestígios. Em função disso, o depoimento especial e a escuta especializada são instrumentos que auxiliam na apuração do abuso e da exploração sexual no estado, podendo substituir uma prova técnica.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

App Prefeitura

Matérias Relacionadas

SC-108

SC 108 é interditada em Guaramirim

O objetivo do bloqueio é a segurança dos motoristas
SC 108 é interditada em Guaramirim
Jaraguá do Sul

Jaraguá terá mais dois pontos para descarte de materiais

Jaraguá terá mais dois pontos para descarte de materiais
Geral

Em um mês, Recicla CDL de Jaraguá arrecadou sete toneladas de lixo eletrônico

Durante todo o ano de 2019, 29 toneladas de lixo eletrônico foram descartadas corretamente, através do programa.
Em um mês, Recicla CDL de  Jaraguá arrecadou sete toneladas de lixo eletrônico
Segurança

Carnaval termina sem mortes nas rodovias estaduais pelo segundo ano seguido

Carnaval termina sem mortes nas rodovias estaduais pelo segundo ano seguido
Ver mais de Geral