dengue 2
Geral

ANÁLISE: Cresce em agosto o número de famílias endividadas

05 Set 2012 - 18h08

Índice de endividamento tem a maior alta do ano chegando a 2,2%. O crescimento é reflexo do cenário da economia mundial que propícia o endividamento com as facilidades de crédito oferecidas pelos bancos e financiadoras, os parcelamentos possibilitados pelas lojas, são tentações comuns que acabam ganhando os consumidores. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a alta foi a terceira consecutiva registrada em 2012, elevando o número de famílias com dívidas para 59,8%.


Em muitos casos, as dívidas vão ganhando uma proporção inesperada e acabam saindo do orçamento mensal. As famílias acabam caindo, então, no percentual de inadimplência que, de acordo com a pesquisa, é de 21,3%, um leve avanço no comparativo com o mês anterior, que registrava 21%. Algumas ainda conseguem se recuperar. No entanto, o índice da CNC comprovou que 7,1% das famílias não têm condições de pagar as dívidas em atraso.

Impossibilitados de efetuar o pagamento, os consumidores passam a se "afundar" em dívidas com os altíssimos juros cobrados. Os valores geram um somatório que, muita vezes, vem acrescido de cobranças indevidas. É aí, segundo o especialista em direito bancário, Dr. Luciano Duarte Peres, que está o grande problema. "Como o valor da dívida vai se elevando com a cobrança de juros sobre juros, o consumidor acaba não se apegando aos débitos e não percebe a existência de cobranças indevidas", conta Peres.

Nesses casos, verificada qualquer irregularidade, o consumidor deve notificar imediatamente o Banco Central pela área de ouvidoria no site oficial (www.bc.gov.br). "É importante ficar atento aos valores cobrados, pois a ocorrência de práticas abusivas é comum. O consumidor deve, não só reclamar, como exigir a devolução do valor em dobro, com juros e correções, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (CDC)", reforça o advogado. Ao BC cabe a obrigatoriedade de averiguar as inconformidades e, no caso de confirmação da cobrança indevida, aplicar advertência ou multa.


Assessoria de imprensa - Karyna Pereira | Júlia Hoebel

Matérias Relacionadas

Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (26).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral