vacina
GERAL

Americano estuda capivaras na Marginal

29 Abr 2019 - 08h50Por Paula Felix e Tiago Queiroz

Basta o médico veterinário norte-americano Derek Rosenfield aparecer para um grupo de capivaras cercá-lo. Quando ele se abaixa e oferece cana de açúcar, os animais aceitam e emitem um som de prazer. O contato amigável com as capivaras faz parte de um estudo que envolve uma metodologia de captura que não estresse os animais e o uso de imunocontraceptivo para fazer o controle populacional.

A pesquisa faz parte do doutorado de Rosenfield no Departamento de Reprodução animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), onde ele conseguiu uma reprodução real de como é a vida dos animais.

"O trabalho de campo está sendo realizado na Raia Olímpica da USP, que contribui com o bem-estar do animal, já que diminui o estresse da captura. A raia olímpica já tem esses animais e o ambiente permite a perfeita observação, porque eles estão em confinamento, mas são considerados de vida livre, é uma simulação da vida real."

As capivaras são animais que rapidamente povoam as áreas em que se instalam e fazem parte do ciclo da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela e que pode levar à morte. Em 2018, foram registrados 103 casos da doença e 56 óbitos no Estado de São Paulo. Neste ano, foram quatro casos e duas mortes, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde.

Rosenfield conta que, em meados de 2014, havia duas capivaras adultas e cinco filhotes no local. No final de 2016, quando a pesquisa teve início, já eram 40 animais.

"A ideia é aplicar uma vacina que vai provocar a formação de anticorpos, que, em vez de atacar patógenos, se ligam a um hormônio com a função de dirigir a fisiologia reprodutiva do animal. Ele vai acabar com a função biológica desse hormônio, levando os machos e as fêmeas a ficarem inférteis."

O tempo de ação do imunocontraceptivo ainda está sendo estudado, mas já foi possível constatar que o medicamento não causou efeitos colaterais nem afetou as características sexuais das capivaras.

"As capivaras têm um macho reprodutor e essa vacina não tem efeito no comportamento dominante. O macho continua a defender suas fêmeas."

De acordo com o pesquisador, os efeitos ainda foram observados depois de 18 meses. "A imunocontracepção existe há 20 anos, mas, nessa espécie, é a primeira vez que ela é testada."

Experiência agradável

Derek Rosenfield trabalhava na indústria fotográfica e resolveu mudar de área. Os animais silvestres o encantaram. No Brasil desde 2009, ele diz que o controle populacional pode resultar não só na queda dos casos de febre maculosa, mas também na redução de conflitos. "Na vida real, esses animais comem safra de cana de açúcar e milho, criam problemas com fazendeiros", afirma o americano.

O trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também tem como foco pesquisar os animais sem submetê-los a situações desgastantes. "Esses animais gostam de interação social. Tem de abaixar, ficar na mesma altura, não ser barulhento. Eles associam a minha voz e a minha presença a essa experiência agradável de receber um doce." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Geral

Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica

Lei Estadual estabelece critérios para novas ligações e a documentação necessária para os pedidos
Celesc esclarece dúvidas de clientes sobre ligações novas de energia elétrica
Ver mais de Geral