transito
Acidente doméstico

Ação de amiga salva vida de garoto que se queimou em Schroeder

02 Nov 2015 - 11h39
Os dois brincavam na área de festa da casa dos avós da garota, na tarde da última sexta-feira (30), no bairro Braço do Sul, em Schroeder. Por engano, o menino pegou um litro de álcool e espalhado pelo chão, riscando um fósforo sobre o líquido, acreditando que fosse detergente. Ele ficou num canto aproximadamente um metro quadrado, embaixo de um balcão, com o álcool em chamas correndo em sua direção, por causa do desnível no piso para um ralo. Sentado e sem poder se levantar, ele viu o fogo atingindo as pernas, costas e os braços.

Numa ação rápida, a menina correu até um tanque e pegou um balde com água, atirando contra o garoto, que se levantou e desceu as escadas correndo e ela jogando mais água contra o corpo dele, com as roupas em chamas. A mãe de Jéssica estava na casa ao lado e foi chamada pela filha, que orientou a mulher a ficar o garoto, enquanto correu ao telefone e ligou para os bombeiros de Schroeder. Com a orientação dos bombeiros, ela e a mãe colocaram o menino embaixo do chuveiro e esperaram a chegada das viaturas para atendimento. “Achamos que ela foi uma grande heroína”, disse o vizinho Valério Strelow, que acompanhou o caso. “Se ela não tivesse agido rápido, jogando água contra ele, o Gabriel poderia ter morrido queimado ali no cantinho”, completou. Depois de deixar o menino aos cuidados da mãe, a menina ainda correu para o piso superior da casa do avô, onde o fogo havia atingido dois casos de carvão e ameaçava se alastrar, provocando um incêndio no imóvel. “Até isso, ela conseguiu controlar”, disse o vizinho. Enquanto corria para socorrer Gabriel, a mãe da menina, Vilma Grosklass, escorregou e caiu. Gabriel, mesmo com o corpo queimado correu até ela e ofereceu ajuda para ela se levantar.



NO HOSPITAL

O quadro de saúde de Gabriel Moraes dos Reis, ainda é grave. Ele está internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis e, de acordo com os médicos é o caso de queimadura mais grave deste ano em Santa Catarina. Dois médicos estão constantemente avaliando as condições da recuperação dele, na UTI. Enquanto isso, os familiares estão numa casa de apoio, na capital, onde têm acesso ao garoto nos horários de visita. O padrasto, Vilson Grosklass diz que o menino reage mexendo levemente as pálpebras quando faz perguntas ao garoto, que vem reagindo bem aos medicamentos.

O fogo afetou praticamente todo o corpo do menino, com exceção da parte superior da cabeça e genitais. Em algumas partes, como as coxas, as costas logo acima da cintura, e nos braços, as queimaduras são de terceiro grau. Tórax e rosto tem lesões de primeiro e segundo graus, consideradas menos graves. Ainda no fim de semana, os médicos começaram a reimplantar a pele, que foi removida. A pressão arterial e temperatura corpórea se mantém estáveis e os órgãos internos funcionamento plenamente, conforme informações repassadas pelos médicos à família.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS

Entidades se unem em prol dos atingidos pela enchente
Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta

Até o momento, 12 municípios registraram informações de ocorrências
SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta
Ver mais de Geral