Imobiliária Coralli
Jogos Escolares

Abertos os Jogos Escolares Troféu Geraldo Werninghaus

06 Ago 2012 - 21h37
Abertos os Jogos Escolares Troféu Geraldo Werninghaus -
Abertos os Jogos Escolares Troféu Geraldo Werninghaus

Os Jogos foram antecipados devido às competições dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (foto: Divulgação)

"Aqui começam os sonhos olímpicos. Daqui podem sair grandes campeões, mas é necessário o investimento nas categorias de base", disse hoje o atual presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Márcio Feltrin, durante o abertura oficial dos Jogos Escolares da Semana da Pátria (Jesp) - Troféu Geraldo Wernighaus. Feltrin assume a Fundação a partir desta segunda-feira (6), no lugar de Valdir Bordin, que deve retornar à função em outubro, após as eleições.


Competição destinada para estudantes de até 12 anos, a 12ª edição do evento conta com quase 1.230 atletas de 25 escolas. As competições ocorrem de 6 a 14 de agosto. Os Jogos Escolares da Semana da Pátria estavam programados, inicialmente, para ocorrer de 3 a 12 de setembro, mas foram antecipados devido às competições dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, agendados para o mesmo período.

A solenidade de abertura, que ocorreu às 9 horas, na Arena Jaraguá, contou com a presença da esposa do ex-prefeito Geraldo Werninghaus, que dá nome ao campeonato, Lilian; e da filha do casal, Heidi. Houve apresentação da Banda Marcial Municipal de Jaraguá do Sul, composta por alunos da Emef Luiz Gonzaga Ayroso e Albano Kanzler, que são regidos pelo maestro Filemon Fernandes. Alunos da Emef Ribeirão Molha fizeram apresentação folclórica do boi de mamão. No final, cinco atletas que são destaque em competições estaduais, nacionais e até mundias foram homenageados: Samuel Leandro Lopes, da equipe de tiro; a atleta Miriely Santos; Humberto Mathedi Pacheco, do basquetebol; a enxadrista Jaqueline Pamplona Corrêa; e o nadador, Vitor Dalcanale.

O Jesp conta com as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez, todas no naipe masculino e feminino. O atletismo tem provas de 60, 150 e 600 metros rasos, revezamento 4×75 metros, lançamento de pelota, salto em altura e distância. No judô, as provas dividem-se em categorias que vão até 28 quilos; de 28 a 31 quilos; de 31 a 34 quilos; de 34 a 38 quilos; de 38 a 42 quilos; de 42 a 47 quilos; de 47 a 52 quilos; de 52 a 60 quilos; e mais de 60 quilos. Para a modalidade de natação, estão previstas provas de 50 metros costas, 50 metros peito e 50 metros livre.

Em 2011, foram 33 as unidades escolares participantes, num total de 1,6 mil atletas, que disputaram 134 jogos. O quadro geral de classificação aponta, em primeiro lugar, com 144 pontos, o Colégio Bom Jesus; em segundo, com 119 pontos, o Colégio Evangélico Jaraguá; em terceiro, a Emef Anna Towe Nagel, com 66 pontos; e em quarta colocação, com 63 pontos, a Emef Renato Pradi.

Sobre os homenageados - Samuel Leandro Lopes integra a Seleção Brasileira de Tiro há 17 anos, conquistou 49 medalhas em 17 edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), competição da qual é recordista. Foi 11 vezes campeão catarinense e é tetracampeão brasileiro. O integrante da equipe de tiro conquistou índices olímpicos em 2004, com as Olimpíadas realizadas em Atenas; em 2008, quando as provas ocorreram em Pequim; e em 2012, em Londres. Foram 16 as participações em etapas de Copas Mundiais, dois campeonatos mundiais e dois Jogos Pan-americanos.


Humberto Mathedi Pacheco representa Jaraguá do Sul na modalidade de basquetebol e, entre os principais títulos, podem ser destacados o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Escolar, em 2010, em Recife; e o vice-campeonato Brasileiro na categoria sub 15, que ocorreu em 2011, em Jaraguá do Sul. O atleta também foi convocado, em 2011, pela seleção brasileira da modalidade.

A atleta Miriely Santos representa a cidade em competições estaduais e nacionais. É pentacampeã do Jasc nas provas de 100 metros com barreiras e salto com vara. Conquistou 21 medalhas apenas nesta competição. Tem, entre os títulos, o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro sub 23, em 2008; e a quarta colocação no Troféu Brasil, em 2012.

A enxadrista Jaqueline Pamplona Corrêa integrou a equipe brasileira na Olimpíada Mundial de Xadrez, que ocorreu na Rússia, em 2010. No mesmo ano, representou o Brasil no Campeonato Mundial sub 20, na Polônia. Entre os títulos, destacam-se o de campeã das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, que ocorreu em Maceió, em 2008. Há, ainda, títulos de campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2003 e 2011; dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em 2003; e da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em 2001 e 2004.

Outro atleta homenageado foi Vitor Dalcanale, nadador que conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Mundiais de Juventude Italiana, que ocorreu na Itália, neste ano. Dalcanale é o nono melhor nadador do Brasil nos 100 metros peito, categoria 14 anos. Também foi selecionado para compor a Seleção Catarinense nos Jogos Estudantis Brasileiros, em Poços de Caldas (MG).

Matérias Relacionadas

Segurança

Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens

A informação é do delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira
Ciretran vai ampliar atendimento no setor de captação de imagens
Segurança

Incêndio atinge apartamento no Jaraguá 99

Quando os bombeiros chegaram no local havia muita fumaça, mais já sem focos de incêndio ativo
Incêndio atinge apartamento no Jaraguá 99
Guaramirim

Suspeito de roubo é localizado, reconhecido e preso em Guaramirim

O crime ocorreu na segunda-feira, 28, por volta das 22h30min, momento em que um cidadão de 28 anos retornava do trabalho de bicicleta pela BR 280
Suspeito de roubo é localizado, reconhecido e preso em Guaramirim
Santa Catarina

Santa Catarina tem saldo positivo de 18,3 mil empregos em agosto, melhor resultado do Sul

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pesquisa divulgada mensalmente
Santa Catarina tem saldo positivo de 18,3 mil empregos em agosto, melhor resultado do Sul
Ver mais de Geral