Imobiliária Coralli
Geral

A 30 dias do fim do prazo, cerca de 80% dos contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda

02 Abr 2012 - 16h56

Os contribuintes têm 30 dias para entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O prazo, que começou no dia 1º de março, terminará às 23h59min (horário de Brasília) do dia 30 de abril para quem utilizar a internet. Quem fizer a declaração em disquete de computador deverá obedecer ao horário de funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

O programa gerador do documento está disponível na página da Receita Federal na internet . O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo para a transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

A maior preocupação do supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, continua sendo a demora na entrega. Adir avalia que, como em todos os anos, a maioria deverá enviar os dados nos últimos dias. No ano passado, 20% das declarações foram enviadas até o início de abril. Em 2012, não está sendo diferente. O último balanço divulgado pela Receita Federal mostra que, até a última sexta-feira, 5,5 milhões de declarações tinham sido enviadas, pouco mais de 20% dos 25 milhões de documentos esperados.


De acordo com Adir, o contribuinte precisa, pelo menos, começar a separar a documentação necessária para o preenchimento da declaração.

- Quem não preparou, não deve deixar para a última hora. Se não tiver os documentos e for procurar comprovantes de rendimento, recibos de médico e contas de hospitais no final do prazo terá dificuldades - afirma o supervisor, lembrando que, na pressa, a probabilidade de erros aumenta e, com isso, o risco de cair na malha fina.

Além da malha fina, o atraso pesa no bolso. A multa para quem não entregar a declaração até 30 de abril é R$ 165,74. Se o contribuinte tiver de pagar tributos em atraso, a situação fica ainda mais complicada. Nesse caso, terá que pagar a multa e o imposto devido corrigido pela taxa básica de juros (Selic).

 

AGÊNCIA BRASIL

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Esportes

Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores

Também nesta terça, Athletico-PR pode se classificar em Curitiba
Com vitórias simples, Grêmio e Inter irão às oitavas da Libertadores
Geral

Confiança dos serviços cresce 2,9 pontos em setembro, diz FGV

O índice chegou a 87,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos
Confiança dos serviços cresce 2,9 pontos em setembro, diz FGV
Economia

Bolsonaro diz que está aberto a sugestões para recuperação da economia

Estado de emergência por causa da covid-19 termina em 31 de dezembro
Bolsonaro diz que está aberto a sugestões para recuperação da economia
Santa Catarina

Sine disponibiliza mais de 4 mil vagas de emprego em Santa Catarina

As ofertas da semana englobam as mais variadas funções, com pré-requisito desde nível fundamental a superior
Sine disponibiliza mais de 4 mil vagas de emprego em Santa Catarina
Ver mais de Geral