transito
Educação

Eventos marcam os 49 anos da Católica SC

A instituição celebra esse quase meio século de história, com orgulho do pioneirismo do passado, e, visão de inovação para o futuro. 

31 Ago 2022 - 10h33Por Janici Demetrio
Eventos marcam os 49 anos da Católica SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Católica SC/FERJ completa 49 anos nesta quarta-feira (31). A instituição celebra esse quase meio século de história, com orgulho do pioneirismo do passado, e, visão de inovação para o futuro. 

Para celebrar a data, uma série de eventos está programada, nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville. Nesta quarta-feira (31), o campus de Jaraguá do Sul, terá uma celebração em comemoração ao aniversário na capela, às 16h, aberta à comunidade. E, a partir das 20h, o centro universitário será palco de um evento de boas-vindas aos estudantes, com food trucks, algodão doce e música aberto ao público. Já na quinta-feira, dia 1, às 16h, a capela universitária de Joinville sedia a celebração comemorativa, também aberta à comunidade, e , a partir das 20h, evento de boas-vindas. Em ambos os eventos, também haverá o registro de fotos em 360º.

História 

Há 49 anos, fruto da necessidade regional e da inquietação do Padre Elemar Scheid para que fosse possibilitado o acesso ao ensino superior em Jaraguá do Sul, nasceu a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), mantenedora da Católica SC. Depois de três anos, foi lançado o primeiro curso voltado para a área de Estudos Sociais, com o intuito de formar professores. Na época, além dos esperados desafios e dificuldades, o repensar e a ressignificação visionária de um espaço antes inabitado, foram imperativos para a evolução do projeto. 

Desde então, a Católica SC investe em uma constante transformação que vai ao encontro das necessidades dos acadêmicos, que, cada vez mais, anseiam por uma educação dinâmica, e inovadora.

A sustentabilidade e a aproximação com a comunidade também são premissas da instituição. No último ano, a Católica SC ampliou a parceria que já possuía com o Novale Hub para um termo de cooperação entre FERJ, Novale Hub e Ágora Tech Park de Joinville. Também, a cerca de um ano, foi criada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que vem consolidando a captação de recursos para financiarmos o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como formação em nível de pós-graduação, cursos livres e eventos.
 
Retomando às origens da Fundação, foi instituído ainda o programa Inovescola, totalmente voltado à formação de professores, área que foi prioritária por muitos anos na FERJ. O programa tem como premissa fundamental a formação experiencial de docentes para atuação de forma inovadora e com metodologias ativas de ensino e aprendizagem nos diversos níveis da educação formal. Mais de 150 docentes de instituições públicas e privadas já participaram de workshops e treinamentos do Inovescola nos últimos meses. 

“Sabemos que ainda há muito o que ser feito e continuaremos comprometidos e dedicados a promover mudanças que signifiquem melhorias institucionais e para a comunidade”, destaca o reitor Cleiton Vaz.

Segundo ele, a equipe de alto desempenho segue mirando no futuro, em sintonia com as necessidades locais.

“Sempre alerta, nos mantemos atentos aos desafios de hoje e do futuro, e continuaremos trabalhando, incansavelmente, para junto da comunidade transformarmos a realidade, sempre para melhor”, finaliza. 

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade do ensino e educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e  Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para entrada no mercado de trabalho. Com 49 anos de atuação, a Católica SC tem o olhar voltado ao futuro e à inovação, mas, sem deixar de lado as próprias origens. Para saber mais, basta acessar: www.catolicasc.org.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!  

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Taxa de analfabetismo de Jaraguá do Sul está entre as menores de SC

Segundo o IBGE, apenas 2.100 dos 182 mil jaraguaenses não sabem ler e escrever
Taxa de analfabetismo de Jaraguá do Sul está entre as menores de SC
Geral

Dezoito escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda

Até quarta-feira, 36 instituições da rede municipal vão reabrir
Dezoito escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas nesta segunda
Educação

Sábado tem Dia da Família na Escola em Jaraguá do Sul

Na primeira edição de 2024 escolas estarão arrecadando doações para o Rio Grande do Sul
Sábado tem Dia da Família na Escola em Jaraguá do Sul
Política

Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas

O parlamentar realizou reuniões com senadores e parlamentares para tratar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam do uso medicinal da cannabis e do ensino de segundo idioma estrangeiro nas escolas
Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas
Ver mais de Educação