dengue 2
Educação

Caropreso volta a cobrar presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas

Parlamentar participou da reunião de formação do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar)

04 Mai 2023 - 14h00Por Janici Demetrio
Caropreso volta a cobrar presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas  -

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) voltou a defender a contratação de mais psicólogos e assistentes sociais para a rede estadual de ensino. A manifestação foi feita durante a primeira reunião do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), realizada na manhã desta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa. 

“Psicólogo na escola pode parecer algo dispensável, mas não é. É um profissional de extrema importância, principalmente nesse contexto de violência para detectar esse tipo de situação, de estudantes e demais pessoas que precisam de ajuda e que se não forem assistidos podem vir a cometer atos de violência gravíssimos”, afirmou o deputado.

Santa Catarina tem 1.053 escolas estaduais. Em 2022, como forma de cumprir a legislação, foram contratados em caráter temporário 64 psicólogos e 64 assistentes sociais que atuam na sede da Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas coordenadorias regionais (CREs).

Policiais e escola integral

O parlamentar também destacou a necessidade de ampliação das escolas em tempo integral como instrumento de  proteção aos jovens  e defendeu urgência do governo do Estado regulamentar a contratação dos policiais militares aposentados que vão atuar nas escolas estaduais.

“É preciso definir o perfil, a forma de atuação e o papel que esses profissionais terão dentro das escolas.”

Deep Web

Dr. Vicente também defendeu a regulamentação das redes sociais. “A internet é um instrumento fantástico em prol do conhecimento, mas é preciso criar mecanismos para  responsabilizar quem  se utiliza das redes sociais e da internet para propagar violência, caluniar ou propagar informações falsas.  Caso contrário, vira um espaço sem lei, que fomenta agressividade que vai parar dentro da escola também.

Sobre o comitê

O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) foi instituído pela Mesa Diretora da Alesc em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, ocorrido no dia 5 de abril deste ano, do qual resultaram quatro crianças mortas e cinco feridas, e da série de ameaças a unidades escolares que se seguiram. O objetivo é  apresentar e desenvolver, no prazo de 90 dias, um plano de ação para  aumentar a segurança nas escolas de Santa Catarina.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação