trabalho
ECONOMIA

Indústrias de SP fecham acordo com Comgás para reduzir aumento de gás

21 Fev 2019 - 20h26Por Luciana Collet e Bárbara Nascimento

As indústrias de São Paulo e a Comgás chegaram a um acordo para reduzir o reajuste médio sobre o gás natural dos 35%, em média, anunciados no início do mês, para 23%, a partir de 1º de março, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na quarta-feira, o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, antecipou que a Comgás estudava diminuir o reajuste médio imediato sobre o gás natural para 23%, com perspectiva de entrada em vigor no mês que vem.

"Este repasse permitirá estacionar o déficit da conta corrente desfavorável à Comgás e aguardar condições econômicas mais favoráveis em maio de 2019, quando a questão voltará a ser tratada pela indústria e pela concessionária", explicou a entidade, que desde o início do mês vinha buscando uma solução negociada entre a concessionária e os consumidores industriais, envolvendo várias associações representativas da indústria intensiva no consumo do gás.

A expectativa do setor industrial é que, com o alívio das pressões sobre o câmbio, essa alta acumulada até agora seja minimizada até maio, quando efetivamente é a data-base do contrato. Assim, o ajuste complementar seria menor ou, até, desnecessário

Em nota enviada à imprensa, a Fiesp aproveitou para criticar a Petrobras e sua política de formação de preços. "A Fiesp entende que o Estado de São Paulo não poderá ter seu desenvolvimento comprometido por política de formação de preços que não respeita a paridade internacional, como tem sido a prática da Petrobras. São Paulo precisa de gás natural a preços internacionais", declarou.

A entidade disse que se esforçará para romper o monopólio de fornecimento da Petrobras, por meio da construção "imediata" de uma estação de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no litoral paulista.

Procurada, a Comgás não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Matérias Relacionadas

Economia

Com avanço nos preços da conta de luz, energia solar vira alternativa para economizar

E neste fim de semana, você terá uma ótima oportunidade para buscar essa economia. Nos dias 22 e 23 de março, das 8h às 18h, a Topsun Energia Solar, número 1 em vendas WEG no Sul do Brasil, vai realizar um Feirão Solar
Com avanço nos preços da conta de luz, energia solar vira alternativa para economizar
Economia

Venda de veículos em fevereiro sobe 12% em um ano, diz Fenabrave

Total de veículos emplacados em fevereiro foi de mais de 360 mil unidades
Venda de veículos em fevereiro sobe 12% em um ano, diz Fenabrave
Geral

Auxílio alimentação volta a ser pago para todos os servidores de Jaraguá do Sul

O reajuste nos salários e o vale serão pagos a partir na folha de pagamento de maio
Auxílio alimentação volta a ser pago para todos os servidores de Jaraguá do Sul
Política

Orçamento de 2025 é aprovado pelo Congresso Nacional

Norma prevê superávit primário de R$ 15 bilhões nas contas públicas
Orçamento de 2025 é aprovado pelo Congresso Nacional
Ver mais de Economia