dengue 2

Alimentação adequada ajuda a combater o hipotireoidismo

Se você tem hipotireoidismo, aumente também o consumo de alimentos integrais, pois, eles são ricos em magnésio e auxiliam na perda de peso

27 Mai 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

Na semana passada, falamos sobre as causas e sintomas do hipotireoidismo. Caracterizado pela baixa atividade da tireoide, ele deixa o organismo lento. Hoje, é a vez de sabermos como combater o problema através da alimentação. 

Nesses casos, a dúvida é recorrente: o que comer? Lembre-se de consumir alimentos com iodo. Ele é encontrado no sal marinho, peixes de água salgada e frutos do mar, sardinha e no bacalhau.

Também está presente em legumes como a vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete, nabo, no abacaxi e na ameixa.

Se você tem hipotireoidismo, aumente também o consumo de alimentos integrais, pois, eles são ricos em magnésio e auxiliam na perda de peso, já que intensificam a saciedade após a ingestão. A aveia é outra ótima opção. Ela contribui para o controle do colesterol, muitas vezes, elevado nos casos de hipotireoidismo. Ingira fibras insolúveis, presentes em ameixa, grão de bico e frutas, e de água, assim, conseguirá acelerar o funcionamento intestinal, uma das queixas comuns de quem tem hipotireoidismo.

Sementes de linhaça dourada, semente de abóbora e de girassol contêm cálcio e a tirosina, importante para o metabolismo do T4 e T3, hormônios que determinam o ritmo de funcionamento do corpo inteiro. Consuma castanha do Pará, pois o selênio é um mineral importante que participa da conversão de T4 em T3. O selênio é antioxidante, estimula o sistema imune e atua no equilíbrio da tireoide. Cuidado com a selenose (aumento excessivo do selênio). Tudo que é demais é prejudicial.

Evite alimentos ricos em carboidratos refinados, aqueles feitos com farinha branca ou açúcar. Eles aumentam a resistência à insulina e, ainda, trazem acréscimos à circunferência abdominal, favorecendo a obesidade. Esta desregula os níveis de grelina (relacionada com a fome e a ingestão de comida) e a leptina (linkada com a saciedade). Ambas as alterações influenciam no funcionamento da tireoide, deixando-a mais lenta.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS

Entidades se unem em prol dos atingidos pela enchente
Jaraguá do Sul lança ação solidária para ajudar vítimas das chuvas no RS
Segurança

Jaraguá do Sul terá nova feira de adoção de animais neste sábado

Os animais foram atendidos pelo Programa Emergencial da Fujama
Jaraguá do Sul terá nova feira de adoção de animais neste sábado
Segurança

Homem fica ferido após queda de bicicleta em Schroeder

Caso aconteceu nesta tarde
Homem fica ferido após queda de bicicleta em Schroeder
Ver mais de