transito
Copa

Primeira fase da Copa termina com surpresas, polêmicas e muitos gols

27 Jun 2014 - 12h44
Com 48 partidas em 15 dias, 136 gols e média de 2,8 gols por partida, chegou ao fim hoje (26) a primeira fase da Copa do Mundo. Das 32 seleções do Mundial, 16 voltaram para seus países e a outra metade permanece no Brasil para os confrontos de oitavas de final a partir de sábado (28).

Entre os times que já voltaram para a casa está a atual campeã, a Espanha. A seleção que conquistou o mundo com o toque de bola envolvente, paciente e que sempre resultava em gol, perdeu o trono no primeiro jogo, contra a Holanda. A derrota por 5 x 1 foi um golpe duro demais para os espanhóis assimilarem a tempo de uma recuperação. Na rodada seguinte, a derrota para o Chile mandou os campeões, e todo o futebol que eles representavam, de volta para Madrid.

Outras quedas também chamaram a atenção. No Grupo D, cinco títulos mundiais ficaram pelo meio do caminho. No chamado “grupo da morte” dessa Copa, Itália e Inglaterra não conseguiram garantir a continuidade em gramados brasileiro e astros como Balotelli, Pirlo, Buffon, Rooney e Gerrard vão voltaram mais cedo para casa e vão assistir a Copa no sofá.

O motivo das ausências de italianos e ingleses na fase de mata-mata foi a maior surpresa do torneio até agora: a Costa Rica. Considerada a seleção mais fraca do grupo, passou por cima do Uruguai e da Itália com autoridade e se classificou com uma rodada de antecipação, quatro gols marcados e apenas um sofrido, de pênalti. A Costa Rica está em festa, e o bom time, liderado pelo atacante Joel Campbell, tem potencial para ir além. Na próxima fase, o time da América Central enfrentará a Grécia, estreante em oitavas de final.

E a comemoração não é só dos costa-riquenhos. As seleções da América Latina estão aproveitando a Copa em seu continente. Chilenos, colombianos e argentinos protagonizaram verdadeiras invasões nos estádios e nas cidades-sede. Na lista de classificados, estão oito seleções das Américas, cinco delas sul-americanas. Os europeus têm seis representantes oitavas de final e os africanos, dois.
A primeira fase da Copa do Mundo também reuniu algumas polêmicas. Uma delas logo na partida de abertura, quando um pênalti duvidoso marcado a favor do Brasil despertou reações de Croatas, derrotados na partida, mas também de outras seleções, temendo um favorecimento aos donos da casa.

Mas a maior polêmica do Mundial até agora foi na última rodada, justamente no “grupo da morte”, com a mordida do atacante Suárez no ombro do italiano Chiellini. O juiz não viu, mas com tantas câmeras à beira do campo, foi difícil negar. A mordida saiu cara para o atacante, que foi suspenso por nove jogos e está fora da Copa.

A partir de agora, quem perder volta para casa. Vai começar o drama da prorrogação, dos jogadores extenuados à beira do gramado e a sempre tensa disputa de pênaltis. A primeira partida das oitavas será disputada no sábado, entre Brasil e Chile, no Estádio Mineirão, às 13h. No mesmo dia, às 17h, o Uruguai enfrenta a Colômbia, no Maracanã.

Matérias Relacionadas

Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ver mais de Brasil