secel
INTERNACIONAL

Theresa May tem alívio com voto de desconfiança e viaja para Bruxelas amanhã

20 Nov 2018 - 09h59

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, conseguiu um alívio em sua luta pelo acordo do Brexit nesta terça-feira, uma vez que os conservadores mais linha dura de seu partido disseram que ainda não tinham força para desafiar sua liderança. Nesta quarta-feira, May viaja para Bruxelas para finalizar texto do acordo com a Comissão Europeia.

May, no entanto, enfrenta uma nova preocupação depois que parlamentares aliados alertaram que poderiam tirar seu apoio ao governo minoritário de May se ela não alterar o seu acordo de divórcio com a União Europeia (UE).

O Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte fechou um acordo no ano passado para apoiar May na legislação principal. No entanto, o partido opõe-se aos planos do acordo Brexit para manter a fronteira entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, que é membro da UE, após o Brexit, dizendo que enfraquece os laços vinculados com o Reino Unido, criando regras comerciais paradas para a Irlanda do Norte.

May defendeu seu acordo em um artigo escrito no jornal Belfast Telegraph nesta terça-feira, dizendo que "coloca a Irlanda do Norte em uma posição fantástica para o futuro".

Segundo ela, as empresas se beneficiariam porque a Irlanda do Norte seria "uma porta de entrada para o mercado da UE e para o resto do mercado do Reino Unido".

Em uma notícia melhor para a líder britânica, Jacob Rees-Mogg, um líder parlamentar pró-Brexit, reconheceu que seus aliados não reuniram um número suficiente de votos para desafiar a liderança de May.

Jacob Rees-Mogg faz parte de um grupo de legisladores conservadores que escreveram
cartas pedindo um voto de desconfiança contra a primeira-ministra. Eles dizem que o
acordo preliminar de divórcio deixaria o Reino Unido vinculado às regras do bloco sem qualquer mudança.

O grupo disse anteriormente que estava confiante em obter as 48 cartas - 15% dos legisladores conservadores - necessárias para desencadear um voto de desconfiança.

O esboço do acordo alcançado na semana passada desencadeou uma avalanche de críticas do Reino Unido e deixou May em situação delicada para manter seu governo, mesmo com os negociadores britânicos e da UE correndo para firmar um acordo antes da cúpula neste domingo, onde os líderes da UE esperam validar o acordo.

O acordo do Brexit de 585 páginas juridicamente vinculativo é completo, mas o Reino Unido e a UE ainda precisam elaborar uma declaração bem menos detalhada sobre
suas relações futuras.

De acordo com seu gabinete, May se encontrará com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker em Bruxelas nesta quarta-feira como parte do trabalho para finalizar a declaração.

Se a UE aprovar o acordo, será necessária a aprovação pelos parlamentos de países europeus e britânicos. A rejeição do acordo provocaria uma crise política, uma vez que está marcado para o Reino Unido deixar o bloco único no dia 29 de março de 2019. Fonte: Associated Press

Matérias Relacionadas

Saúde

Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul

Confira como foi a cirurgia
Apple Vision Pro é usado em cirurgia ortopédica em Jaraguá do Sul
Esportes

Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente

Tribunal Superior do Trabalho determinou ainda que mulher e filhos sejam indenizados em R$ 600 mil. Ex-funcionário estava no voo da delegação do clube que matou 71 pessoas.
Chapecoense é condenada a pagar pensão até 2049 para família de chefe de segurança morto em acidente
Segurança

Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal

Eles fugiram do presídio no dia 14 de fevereiro
Após 50 dias, Polícia Federal recaptura os dois foragidos de penitenciária federal
Economia

Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG

Outra herdeira da WEG está no top 10 da lista
Bilionária mais jovem do mundo é herdeira da WEG
Ver mais de Mundo