vacina
Fiesc

Fiesc lança manifesto contra os cortes do Governo ao orçamento do Sistema S

23 Set 2015 - 15h19Por Isabel Debatin

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) iniciou campanha em defesa do SENAI e do SESI para fazer frente à ameaça de redução do repasse de recursos às entidades, conforme anúncio feito pelo governo federal na semana passada. Com o mote "Se o governo tira do SESI e do SENAI, tira muito mais do trabalhador", a campanha começou com um vídeo do presidente da entidade, Glauco José Côrte, que está sendo disseminado na internet, especialmente por meio das redes sociais e aplicativos como o Whastapp.



Nesta terça-feira (21) entrou no ar a Marcha pelo Futuro em defesa do SESI e do SENAI, que poderá ser acessada no site. Neste endereço, as pessoas poderão engajar-se, inclusive, por meio do Facebook, para entrar em uma passeata virtual pela manutenção dos serviços prestados pelo SESI e pelo SENAI.

Em Santa Catarina, a diminuição dos valores repassados às instituições vai causar o fechamento de mais de 40 mil vagas em cursos profissionais e de educação básica por ano. Além disso, mais de 50 unidades do SESI e SENAI fecharão as portas e haverá demissão de trabalhadores. Em todo o País, mais de 300 escolas profissionais do SENAI encerrarão as atividades. Outros 735 mil alunos vão deixar de estudar no ensino básico ou na educação de jovens e adultos oferecida pelo SESI, que vai fechar cerca de 450 escolas no Brasil. As duas instituições preveem, ainda, a demissão de cerca de 30 mil colaboradores em todo o País.

Os cálculos contemplam a redução de 30% anunciada pelo governo na transferência dos valores referentes à contribuição compulsória, que está prevista na Constituição Federal, e parte dos valores previstos como incentivo da Lei do Bem. Somando as duas medidas, a diminuição no orçamento pode chegar a 52%.

Rogério Tallini