secel
Tempo

Acumulado de chuva passa dos 180 milímetros em Jaraguá do Sul

14 Out 2015 - 10h39Por Isabel Debatin

Entre as 18h de terça-feira e 6h desta quarta-feira (14), foram 52 milímetros acumulados no período. Apesar disso, de acordo com os bombeiros voluntários não houve nenhuma ocorrência de alagamento, e o nível do rio Putanga está estável. Um novo deslizamento foi registrado na SC 108, entre Massaranduba e Blumenau, onde, na chamada curva da Casa Branca, já havia ocorrido deslizamento na manhã de segunda-feira (12).


Nesta noite, voltou a cair uma pequena barreira e espalhou aproximadamente 20 centímetros de lama sobre a pista. O motorista de uma carreta não percebeu o deslizamento e perdeu o controle do veículo, deslizando e saindo da pista. Por detalhes, o caminhão não tombou, segundo os bombeiros. O veículo está fora da pista e não atrapalha o trânsito. No entanto, por causa da lama, o trânsito seguia em meia pista por volta das 7h desta quarta-feira (14).

Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil constatou que choveu 47 milímetros durante a última noite, na sede da Secretaria, na Barra do Rio Molha. Já na estação meteorológica da Ciram, no Jaraguazinho, o acumulado das últimas seis horas foi de 20 milímetros. O nível do rio Cerro, na Ponte Bertha Weege, chegou aos 2,5 m. O Itapocu, estava 1,8 metro acima do normal, nos fundos da sede dos Bombeiros Voluntários, no Centro da cidade. A situação preocupa a partir dos 2,8 metros a três metros. A água baixava rapidamente no começo da manhã.

De acordo com a Defesa Civil de Jaraguá do Sul, desde sexta-feira (9) até a manhã desta quarta-feira (14), o acumulado de chuva chega a 183 milímetros no município. O risco de deslizamentos de encostas se torna maior acima dos 120 milímetros, o que significa que o solo está bastante vulnerável e a população deve ficar atenta à movimentação das encostas, observando inclinação de postes e árvores, rachaduras em casas e outros aspectos que podem sinalizar para este tipo de ocorrência.


A orientação é acionar a Defesa Civil e deixar o local o mais rápido possível. Na noite de terça-feira (13), choveu granizo em vários bairros de Jaraguá do Sul. No entanto, não houve registros de estragos. Em Guaramirim, foram registrados 51 milímetros de chuva durante a noite. No entanto, até as 7h, não havia registros de ocorrências. Em Schroeder, choveu 34 milímetros e em Corupá, 33.

Rogério Tallini