Teatro

Projeto Escola vai ao Teatro começa nesta segunda-feira, em Jaraguá do Sul

O EVT acontece até o dia 23 de maio e são esperadas mais de três pessoas crianças, adolescentes e adultos na Scar

17 Mai 2019 - 13h49Por Camila Silveira Rosa
Espetáculo Entardecer - Dionisos Teatro - Crédito: Gui PeixotoEspetáculo Entardecer - Dionisos Teatro - Crédito: Gui Peixoto

O mundo do improviso ensaiado, das cortidas abertas e das cochias falantes, desembarca na Sociedade Cultura Artística (Scar), a partir desta segunda-feira (20), com o projeto Escola vai ao Teatro. Para a edição, são esperadas cerca de três mil pessoas. O coordenador do projeto, Fred Paiva, comenta que o foco são crianças e adolescentes.

O evento acontece até o dia 23 de maio (quinta-feira) e as apresentações são no teatro da entidade. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) e Paiva destaca que a iniciativa é importante para a criação de público.

Agora em maio, são apresentadas cinco obras Como nasceu a alegria, da companhia Carona de Blumenau; O tapete de Maria, da companhia ENTRE-teatroperformativo de Blumenau; O Carteiro, da Essaé Cia. de Joinville; CaÊ da Karma Cia. de Teatro, de Itajaí e Entardecer da Dionisos Teatro também de Joinville.

O espetáculo Entardecer é a única apresentação que acontece às 20 horas. As demais, são às 9 e às 14 horas. O público está convidado a prestigiar todas as peças teatrais.  O projeto é patrocinado por empresas por meio da Lei de Incentivo à Cultura da secretaria especial da Cultura, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal. 

Programação do evento

• Segunda-feira (20/05) - 9h e às 14h

Como nasceu a alegria, da Cia. Carona, de Blumenau.

Sinopse: A terra era um jardim maravilhoso. Flores havia aos milhares. Todas igualmente lindas, vaidosas e infelizes. No meio de tanta beleza, uma florzinha corta uma de suas pétalas ao nascer. A florzinha não liga pra isso e vive feliz com sua pétala partida. Até notar que as outras flores a olham com olhos espantados. E percebe, então, que é diferente. De forma encantadora, o autor nos mostra que o olhar preconceituoso sobre a diferença alheia gera, invariavelmente, muita tristeza. Mas, é possível reverter a situação, fazendo nascer a alegria.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

• Terça-feira (21/05) - 9h e às 14h

O tapete de Maria, da ENTRE-teatroperformativo, de Blumenau

Sinopse: Maria e Stéfano amaram-se à primeira vista e jurando amor eterno, casaram-se. Porém, os jovens apaixonados foram separados por uma guerra. Stéfano devia partir e a sina de Maria era esperar. Os anos se passaram e um belo dia Maria teve uma ideia: tecer um grande tapete com as cores do arco-íris para, através do céu, encontrar Stéfano. Uma delicada história sobre fé, amor e solidariedade em tempos de chumbo. Uma história de amor à moda antiga…

Classificação indicativa: a partir de 2 anos

Quarta-feira (22/05) - 9h às 14h

O Carteiro, da Essaé Cia., de Joinville

Foto: Jackson Nessler

Sinopse: A peça teatral O Carteiro, inspirada no livro "O Carteiro Chegou" de Allan Ahlberg, traz para a cena o cotidiano de um carteiro que entrega cartas no mundo encantado dos clássicos literários infantis. Alegre e bonachão, este personagem percorre com sua bicicleta vales e florestas, se deparando com príncipes e princesas, ursinhos e até bruxa. O Carteiro não se intimida e faz todo o possível para que as cartinhas cheguem ao seu destino. Embarque na garupa do carteiro e venha curtir essa emocionante aventura.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

• Quinta-feira (23/05) - 9h às 14h

CaÊ, da Karma Cia. de Teatro, de Itajaí

Sinopse: CaÊ segue a vida na velocidade de sua bicicleta. De lugar em lugar, de caminho em caminho, vai plantando e colhendo sonhos por onde passa. Mas, para quem está na estrada, cada encontro pode ser uma surpresa. Cada parada pode ser uma chance para encontrar algo novo. E cada noite é uma porta de entrada para outros mundos ainda mais surpreendentes...

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Quinta-feira (23/05) - 20h

Entardecer, da Dionisos Teatro, de Joinville

Sinopse: Nino, Maria e Ubert encontram-se em algum lugar; qualquer lugar entre a lembrança e o esquecimento. Uma janela entre o que foi e o que poderia ser, e os sons de passado que se aninham em nosso presente. Fios de tempo que nos fazem vivos pela lembrança. O espaço da memória e do esquecimento, o vivido e o contado revivido, re-significado. Existiu mesmo? Aconteceu mesmo? Entre o entardecer e o breu da noite, muita luz ainda há, mesmo que filtrada pelo tempo. Pra amanhecer é preciso antes entardecer…

Classificação indicativa: a partir de 12 anos


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!