Variedades

Festival da Cerveja reúne empresas do setor

O 1º Festival da Cerveja de Jaraguá do sul está programado para ocorrer de 20 a 22, no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos

29 Jan 2020 - 06h00Por Da Redação
Festival da Cerveja reúne empresas do setor - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Fevereiro é o mês da cerveja de Jaraguá do Sul, de acordo com a lei 8.189/2019. A mesma lei instituiu, em dezembro do ano passado, o Festival Municipal da Cerveja ao calendário oficial de eventos do município. O segmento cervejeiro vem sendo observado pelos órgãos governamentais há mais tempo. Em 2018, a Lei Municipal nº 7.793 já instituía o Programa de Incentivo às Microcervejarias Artesanais, Brewpubs (bares que produzem sua própria cerveja) e Nanocervejarias em Jaraguá do Sul. As duas leis foram regulamentadas em dezembro pelo decreto 13.448, que normatiza a concessão do selo da Cerveja de Jaraguá do Sul.

O 1º Festival da Cerveja de Jaraguá do sul, programado para ocorrer de 20 a 22, no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos, terá a organização do Núcleo das Cervejarias da Associação Comercial e conta com apoio da Secretaria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein). De acordo com o coordenador do núcleo, Rodrigo Boscaini, serão oferecidos, pelo menos, 40 tipos de cervejas diferentes. A organização espera a participação de 3 mil a 5 mil pessoas e a comercialização de, no mínimo, 2,2 mil mil litros da bebida. O participante deverá adquirir um copo exclusivo de acrílico ao preço de R$ 5,00, além do que consumir. Para acompanhar, a gastronomia será típica de boteco e a música voltada para o rock.

O núcleo, fundado em 2018, conta com oito cervejarias artesanais instaladas em Jaraguá do sul e há, pelo menos, mais duas não-nucleadas. Não há informações oficiais sobre a produção de cervejas artesanais no município, nem a movimentação econômica que o setor representa, segundo Boscaini. Algumas divulgações tem apontado que cerca de 10% dos municípios de Santa Catarina, de ligação muito forte com a tradição germânica, contam com empresas ligadas ao segmento.

Para o diretor da Sedein, Neivor José Bussolaro, as leis de incentivo foram impostantes no enquadramento deste tipo de empresa em Jaraguá do Sul. “Para abertura de brewpubs e microcervejarias foi necessário adequar a legislação que, entre outras situações, previa a autorização de instalação em áreas residenciais”, por exemplo.

Concurso – Encerra nesta quinta-feira (30) o período de inscrição para o Concurso de Escolha da Logomarca do “Selo da Cerveja de Jaraguá do Sul”. Fundamentado nas leis municipais 7899/2019 ,de 12 de abril de 2019, e nº 8189/2019, de 13 e dezembro de 2019, o edital 001/2019 está aberto desde 17 de dezembro do ano passado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Sedein.

A iniciativa busca uma identidade visual para o selo de cerveja artesanal, que deve contemplar aspectos da cultura, geografia, arquitetura e ao desporto da cidade, relacionados com a atividade cervejeira. O valor bruto estabelecido para a proposta classificada em primeiro lugar é de R$ 3 mil. Serão considerados como critérios para o julgamento os seguintes quesitos: criatividade, originalidade, comunicabilidade e finalidade. A análise da Comissão Julgadora será de 3 a 5 de fevereiro. Já a presentação oficial da logomarca acontecerá durante a abertura do 1º Festival Municipal da Cerveja, dia 20 de fevereiro, no Parque Municipal de Eventos.

O concurso é direcionado aos residentes de Jaraguá do Sul, que podem se inscrever pelo turismo@jaraguadosul.sc.gov.br, ou presencialmente na sede da Sedein, no Centro Administrativo Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. O regulamento do concurso e seus anexos estão disponíveis aqui. Mais informações pelo fone (47) 2106-8094.

Programação do Festival Municipal da Cerveja
 20 a 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Eventos

20 e 21, das 18h30 até uma da madrugada;
22, das 11 horas às duas da madrugada.

Gastronomia típica de boteco, espaço kids e atrações musicais voltadas ao rock.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá

A vacinação ocorre no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h e finais de semana, das 8h às 17h
Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá
Economia

Inscrições ao Programa Nascer de Pré-Incubação terminam amanhã

O Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras busca estimular o empreendedorismo inovador e o crescimento econômico. A edição regional deste ano acontecerá no Centro de Inovação Novale Hub
Inscrições ao Programa Nascer de Pré-Incubação terminam amanhã
Economia

Em abril, indústria de SC gerou 4,6 mil novas vagas de emprego

Saúde

Guaramirim fará vacinação da covid nesta sexta-feira em idosos acima de 60 anos

Serão atendidos os idosos pré-cadastrados do número 3511 até o 3751
Guaramirim fará vacinação da covid nesta sexta-feira em idosos acima de 60 anos
Ver mais de Variedades