VARIEDADES

Exposição evidencia o diálogo do escultor com o pintor amigo

07 Mar 2019 - 08h50Por Antonio Gonçalves Filho

A principal contribuição que a exposição dedicada à amizade entre Bruno Giorgi e Volpi traz, além de obras inéditas da dupla, é a carga de informação sobre o advento de peças importantes de ambos e a pouco analisada influência de um sobre o outro.
Exemplo disso é o nascimento das ogivas na pintura de Volpi, impulsionado por uma conversa com Bruno, que aprovou um esboço apresentado pelo amigo em que uma fileira de bandeirinhas na diagonal era cortada por uma abrupta linha curva.

São inúmeros os exemplos de intersecção de elementos da pintura de Volpi na escultura de Bruno - e um exemplo evidente é o da escultura Meteoro com as linhas sinuosas atrás da figura de Dom Bosco pintada para o Itamaraty a pedido do embaixador Wladimir Murtinho. Uma obra reflete a outra, embora separadas pelos arcos de Niemeyer. Não é demais lembrar que a modernidade brasileira nasce ali, da pintura de um artesão que fabricava suas telas e pigmentos, de um arquitetura de matriz bauhausiana e de uma escultura que não renuncia totalmente às suas origens clássicas.

Há na mostra exemplos desse respeito ao passado, como os bustos que Bruno Giorgi fez de Volpi e Mário de Andrade, que evidenciam a ligação do escultor com o professor francês Maillol. Ou das primeiras paisagens de Volpi antes de se afirmar como pintor de vocação construtiva. Ele e o amigo participaram de edições da Bienal de Veneza e São Paulo nos anos 1950, quando Volpi se aproximou dos concretos. Também desse período a Pinakotheke mostra obras raras - no caso de Bruno Giorgi, por causa de suas dimensões, são exibidas maquetes de esculturas, como Dois Guerreiros (conhecida como Os Candangos), um dos símbolos de Brasília.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC

Não estão suspensas as urgências e as emergências e nem os procedimentos tempo-sensíveis - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco
Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC
Geral

Calendário chinês: começa o Ano do Boi

Ano Novo Lunar teve início na sexta-feira
Geral

Após serem resgatados, cães aguardam um novo lar em Guaramirim

Os animais já estão vacinados, castrados e microchipados
Após serem resgatados, cães aguardam um novo lar em Guaramirim
Geral

Scar abre inscrições para cursos gratuitos de música e dança 

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, todos os encontros dos projetos seguem cuidados rigorosos
Scar abre inscrições para cursos gratuitos de música e dança 
Ver mais de Variedades