Variedades

Escritor de Jaraguá fará palestra na Sorbonne, em Paris, no próximo dia 13

Carlos Henrique Schroeder falará sobre sua obra na mais tradicional universidade francesa

04 Nov 2019 - 16h30Por Da Redação
Escritor de Jaraguá fará palestra na Sorbonne, em Paris, no próximo dia 13 - Crédito: Chan Crédito: Chan

O escritor Carlos Henrique Schroeder, nascido em Trombudo Central mas radicado em Jaraguá do Sul há dezenove anos, fará uma palestra no próximo dia 13 de novembro, às 17h30min, para alunos do Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade Paris-Sorbonne, no centro da capital francesa. Schroeder falará de sua obra e de seu envolvimento com a literatura, com foco em seus dois últimos romances, "As fantasias eletivas", que se passa em Balneário Camboriú, e "História da Chuva", com boa parte da narrativa ambientada em Jaraguá do Sul. Os dois livros foram lançados pela Record, o maior grupo editorial da América Latina.

“É uma honra, a Sorbonne é sinônimo de conhecimento no mundo todo, espero poder contribuir com alguma coisa. Bom, a literatura não tem fronteiras, e essa é mais uma prova disso”, afirma Schroeder. 

No Academic Ranking of World Universities de 2018 (Ranking Acadêmico Global de Universidades), também conhecido como Ranking de Shanghai, a Sorbonne Université foi prestigiada com o 1º lugar na França, 9º na Europa e 36º no mundo.

Criada no século XIII, a Sorbonne é uma das universidades mais tradicionais da Europa, e muitos de seus ex-alunos se tornaram grandes nomes no campo das artes e da ciência,  como Pierre e Marie Curie, que levaram o Prêmio Nobel, o teólogo São Tomás de Aquino, o escritor Honoré de Balzac, a escritora Simone de Beauvoir, os filósofos Jacques Derrida e Jean-Paul Sartre, o cineasta Jean-Luc Godard, o antropólogo Claude Lévi-Strauss, o cardeal Paulo Evaristo Arns e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Schroeder, que vive e trabalha em Jaraguá do Sul, recebeu a Medalha Cruz e Sousa do Governo do Estado de Santa Catarina em 2016 pelos inúmeros serviços prestados ao livro e a leitura no estado. É autor de Ensaio do vazio, adaptado para os quadrinhos, da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa), vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional e do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), traduzido na Espanha e em adaptação cinematográfica (ganhou o Prêmio Catarinense de Cinema 2018). Schroeder também implantou diversas iniciativas culturais em Jaraguá do Sul, como a Feira do Livro, o Círculo de Leitura e o Cineclube de Jaraguá do Sul (este, em parceria com Gilmar Moretti).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Variedades

Schützen pode ter edição reduzida neste ano

A informação foi dada pelo presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello
Schützen pode ter edição reduzida neste ano
Saúde

Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá

A vacinação ocorre no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h e finais de semana, das 8h às 17h
Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá
Economia

Inscrições ao Programa Nascer de Pré-Incubação terminam amanhã

O Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras busca estimular o empreendedorismo inovador e o crescimento econômico. A edição regional deste ano acontecerá no Centro de Inovação Novale Hub
Inscrições ao Programa Nascer de Pré-Incubação terminam amanhã
Economia

Em abril, indústria de SC gerou 4,6 mil novas vagas de emprego

Ver mais de Variedades