dengue 3
VARIEDADES

Doris Day marcou época no cinema com a imagem da mulher recatada

13 Mai 2019 - 14h12Por Luiz Carlos Merten

Doris Day nasceu no mesmo dia e mês que Marlon Brando, 3 de abril. Ele ficou famoso como o grande transgressor da arte da representação nos EUA. Criou papeis memoráveis, ganhou duas vezes o Oscar - por Sindicato de Ladrões, em 1954, e por O Poderoso Chefão, o primeiro, em 1972.

Doris seria o oposto. Numa série de comédias que fez história - com Rock Hudson - era chamada de eterna virgem. O mundo estava mudando, a liberação dos costumes era a realidade dos anos 1960, e Doris continuava como imagem do recato nas telas.

Longe delas, casou-se umas quantas vezes e um dos maridos roubou sua fortuna. Apoiou o amigo Hudson quando ele saiu do armário e provocou um choque ao anunciar que estava morrendo - de complicações decorrentes da aids.

Doris morreu nesta segunda-feira, 13, em Carmel Valley, na Califórnia, aos 97 anos. Nasceu Doris Mary Ann Kappelhoff em Cincinatti, Ohio, em 1922. Iniciou-se como cantora de big bands em 1939, aos 17 anos. Seu primeiro hit foi Sentimental Journey, em 1945. No cinema, fez diversos papeis secundários antes de estourar como protagonista - a pistoleira Calamity Jane - em Ardida como Pimenta, de 1953. Seguiram-se grandes papeis dramáticos em Ama-me ou Esquece-me, em 1956, e O Homem Que Sabia Demais, de Alfred Hitchcock, em 1956.

Ninguém esquece de Doris como a mãe angustiada que canta Que Sera Sera, à espera de que o filho sequestrado a ouça no clássico de suspense de Alfred Hitchcock. É ótima no musical Um Pijama para Dois, de Stanley Donen e George Abbott, de 1957, mas algo se passou quando Rock Hudson e ela estrelaram Confidências à Meia-Noite, de Michael Gordon, em 1959. Ele, que era gay enrustido, faz o garanhão que tenta arrastar Doris para a cama. Ela resiste, ou finge que. Revisto hoje, o filme impressiona pela quantidade de pistas sobre a sexualidade dúbia do astro. Com Hudson, e também Cary Grant, James Garner, ela seguiu fazendo comédias como virgem renitente - Volta Meu Amor, Carícias de Luxo, Tempero do Amor, etc.

Com um diretor considerado de segunda, David Miller, fez outro suspense de primeira, A Teia de Renda Negra, como a mulher que suspeita que o marido (Rex Harrison) quer matá-la. A trilha ficou clássica, com a canção Midnight Lace.

Doris Day recebeu um Oscar e um Globo de Ouro especiais

Matérias Relacionadas

Geral

Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá

Bombeiros são acionados após morador fazer churrasco no terceiro andar
Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá
Geral

Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul

Os reajustes são deliberados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento ARIS
Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul
Geral

Parque Malwee anuncia mudanças no fluxo de veículos

Medida tem como objetivo reforçar a segurança dos pedestres e ciclistas
Parque Malwee anuncia mudanças no fluxo de veículos
Segurança

Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)

A interrupção será nos dois sentidos para a concretagem das travessas das cabeceiras na ponte em construção sobre o Rio Jaraguá
Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)
Ver mais de Variedades